Menu
quarta, 29 de junho de 2022
Andorinha Institucional 2022
Andorinha Institucional
Geral

Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale

15 outubro 2021 - 09h28Redação com informações da Vale

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá e Ladário acabam de receber 539 equipamentos hospitalares e de infraestrutura para reforçar a atenção primária de saúde da população local. As entregas fazem parte do Programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS e as Secretarias Municipais de Saúde de Corumbá e Ladário. O objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento às comunidades e contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica em municípios brasileiros. 
 
As entregas foram realizadas na semana passada e incluem equipamentos de tecnologia (televisores, tablets e roteadores), mobiliário (armários, cadeiras, mesas e materiais de escritório) e itens voltados ao atendimento à saúde, como medidores de pressão adulto e pediátrico, termômetros e detectores fetais. Em Ladário, 100% das UBS (6 unidades) receberam equipamentos. Já em Corumbá, foram 10 unidades beneficiadas, ou seja, 43% das UBS. 

Os itens doados foram escolhidos pelas Secretarias Municipais de Saúde a partir de uma lista definida pelo programa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde. Além de garantir as entregas, o programa atua no apoio à gestão municipal e na capacitação das equipes voltadas ao atendimento. 

Eixos de atuação do programa 
 
O Ciclo Saúde atua em três principais frentes. O eixo "Equipagem" contempla o fornecimento de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, aumentando a resolutividade nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios. 
 
O eixo "Promoção e Educação em Saúde" qualifica multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde. 
 
Já a frente de "Apoio à Gestão da Atenção Básica" reforça a capacidade da gestão local (Secretarias Municipais de Saúde), incluindo o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e das práticas implementadas, bem como o apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços. 
 
Em 2020, por causa da pandemia, o programa passou por adequação para atender ao novo cenário. Ao todo, 437 UBS de 31 municípios receberam assistência técnica e insumos, beneficiando quase dois milhões de pessoas. A ação já contemplou os seguintes Estados: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fabricante de cimento não comparece em audiência pública e é criticada
Imunização
Ladário inicia vacinação contra Influenza para toda população a partir de 6 meses de idade
Projeto Ambiental
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua promove 2ª etapa no domingo (3)
Sejusp
Decreto estabelece criação de Delegacias de Atendimento Comunitário em Corumbá e Ponta Porã
LDO 2023
Câmara aprova projeto que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023
Na BR 262
Passageiros de ônibus que saíram de Corumbá são presos com 30 kg de cocaína
Resolvido
Central 190 da PM volta a funcionar
Habitação
Primeira etapa da regularização fundiária contempla 70 beneficiários em Corumbá
Facilidade
Com até 100% de desconto, REFIS pode ser aderido até pelo WhatsApp

Mais Lidas

Salvando vidas
Câmara homenageia policiais militares que salvaram jovem no Previsul
Resgate
Bombeiros capturam onça de 100 quilos no quartel do Exército
Direto ao Consumidor
Após manifestação, vereador pede reativação do Mercado Municipal
Concurso
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer, e seleção