Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale

15 outubro 2021 - 09h28Redação com informações da Vale

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá e Ladário acabam de receber 539 equipamentos hospitalares e de infraestrutura para reforçar a atenção primária de saúde da população local. As entregas fazem parte do Programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS e as Secretarias Municipais de Saúde de Corumbá e Ladário. O objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento às comunidades e contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica em municípios brasileiros. 
 
As entregas foram realizadas na semana passada e incluem equipamentos de tecnologia (televisores, tablets e roteadores), mobiliário (armários, cadeiras, mesas e materiais de escritório) e itens voltados ao atendimento à saúde, como medidores de pressão adulto e pediátrico, termômetros e detectores fetais. Em Ladário, 100% das UBS (6 unidades) receberam equipamentos. Já em Corumbá, foram 10 unidades beneficiadas, ou seja, 43% das UBS. 

Os itens doados foram escolhidos pelas Secretarias Municipais de Saúde a partir de uma lista definida pelo programa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde. Além de garantir as entregas, o programa atua no apoio à gestão municipal e na capacitação das equipes voltadas ao atendimento. 

Eixos de atuação do programa 
 
O Ciclo Saúde atua em três principais frentes. O eixo "Equipagem" contempla o fornecimento de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, aumentando a resolutividade nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios. 
 
O eixo "Promoção e Educação em Saúde" qualifica multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde. 
 
Já a frente de "Apoio à Gestão da Atenção Básica" reforça a capacidade da gestão local (Secretarias Municipais de Saúde), incluindo o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e das práticas implementadas, bem como o apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços. 
 
Em 2020, por causa da pandemia, o programa passou por adequação para atender ao novo cenário. Ao todo, 437 UBS de 31 municípios receberam assistência técnica e insumos, beneficiando quase dois milhões de pessoas. A ação já contemplou os seguintes Estados: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbaense e ladarense vencem campeonato de Fisiculturismo em Bonito
Policial
Jovem é assassinado após discussão no bairro Jardim dos Estados
Ele é irmão de um outro rapaz assassinado no Dom Bosco há 26 dias
Policial
PM apreende 47kg de cocaíma no bairro Aeroporto
Policial
Travesti é assassinada a golpes de faca na Edú Rocha
Curiosidades
A história de Owen
Campo Grande
Após 90 dias, Cassems registra primeira internação por Covid
Educação
Enem continua no domingo com conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática
Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior
Imunização
Confira o calendário de vacinação do final de semana em Corumbá

Mais Lidas

Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior
Furtada em 2015
Estátua de Bronze furtada do cemitério há seis anos era vendida em grupo de trocas na cidade
Sonho realizado
Casal de idosos ribeirinhos comemoram chegada de energia elétrica em casa