Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Saúde avança liberação dos Wolbitos para reduzir casos de Dengue no Estado

05 julho 2021 - 07h40Gesiane Medeiros

Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Sesau, o Método Wolbachia inicia a partir desta segunda-feira (5), as liberações de Wolbitos, Aedes aegypti com Wolbachia, em dez bairros de Campo Grande que fazem parte da segunda fase de implantação do Método Wolbachia. Nesta fase serão contemplados os bairros: Taquarussu, Jacy, América, Jockey Club, Parati, Piratininga, Pioneiros, Alves Pereira, Los Angeles e Centro Oeste. 

As liberações nos bairros da primeira fase em Campo Grande foram finalizadas nea sexta-feira, dia 2, e o monitoramento do estabelecimento da Wolbachia, que já vem ocorrendo desde o primeiro mês de liberação, continuará por mais quatro meses, a fim de avaliar a proteção nesses locais. Este trabalho é realizado pelas equipes do município, utilizando a malha de ovitrampas - armadilhas. 

Desde o dia 21 de maio, ocorrem ações de engajamento comunitário nos bairros que compõem a terceira fase de implementação do método na cidade. Os bairros que estão recebendo ações de engajamento são: Carlota, Dr. Albuquerque, Jardim Paulista, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, São Lourenço, TV Morena, Vilasboas, Universitário, Tiradentes, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Noroeste, Veraneio, Estrela Dalva e Carandá. 

A liberação dos mosquitos faz parte da estratégia do Método Wolbachia, iniciativa do World Mosquito Program (WMP), conduzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio financeiro do Ministério da Saúde, e que utiliza a bactéria Wolbachia para o controle de arboviroses, doenças que são transmitidas por mosquitos. 

Método Wolbachia em Campo Grande 

Em Campo Grande, as liberações começaram pelos bairros Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado. Nestes bairros, os Wolbitos foram liberados semanalmente, durante 30 semanas, por agentes do município. As liberações ocorreram no período da manhã e foram feitas por meio de veículos cedidos pela SES. Esses bairros estarão em fase de monitoramento. 

O Método Wolbachia é complementar às demais ações de controle das arboviroses realizadas pela prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A população deve continuar a realizar as ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya que já realizam em suas casas e estabelecimentos comerciais. 

A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti, e foi introduzida por pesquisadores do WMP, iniciativa global sem fins-lucrativos que trabalha para proteger a comunidade global das doenças transmitidas por mosquitos. 

Em dezembro de 2020, a SES inaugurou a Biofábrica na sede do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) inaugurada com a missão de produzir Aedes aegypti com Wolbachia que irão ajudar na redução de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Estado. Sua capacidade de produção semanal é de um milhão e meio de mosquitos com Wolbachia. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial