Menu
quarta, 14 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Sanesul comemora redução de acidentes de trabalho

30 maio 2018 - 08h43Kamilla Marques (Com informações da Assessoria de Imprensa da Sanesul)

Em 2017, 26 ocorrências foram registradas pela Gerência de Administração de Pessoas da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e, neste ano, até o momento, cinco acidentes.

De janeiro até o momento, cinco acidentes foram registrados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul que, hoje, conta com 1.442 colaboradores. O número é quase 80% menor em relação aos registros do ano passado. Em 2017, conforme a estatística da gerência de Administração de Pessoas (Geap) da Sanesul,

26 acidentes de trabalho foram constatados. “De acordo com os padrões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o resultado é considerado muito bom”, explica a gestora da Segurança do Trabalho, Keila Rocha Barbosa.

Para o bem-estar do empregado, a Sanesul investe em capacitação profissional. Nos últimos três anos, o empreendimento foi de 75.767 horas de treinamento. Segundo a gestora da Segurança do Trabalho da Sanesul, a empresa promove ações para neutralizar os riscos no ambiente de trabalho e desenvolve a conscientização dos colaboradores sobre as normas de segurança, proteção individual e coletiva e de higiene ocupacional. "Apesar de termos riscos variados nos diversos processos de trabalho, estamos conseguindo conscientizar os funcionários a se preservar, pois, é possível evitar a maior parte dos riscos identificados, desde que sejam cumpridas as normas e procedimentos de segurança, faça o uso correto dos equipamentos de segurança e se realize os trabalhos com cuidado e atenção”.  

Os resultados vêm somados ao esforço contínuo, segundo a gestora Keila Rocha, da empresa com investimentos e da atuação dos profissionais em segurança dotrabalho e o apoio das gerências e da diretoria da empresa. “Para nossa equipe, a importância da segurança do trabalho é imensurável, e felizmente a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante, os funcionários estão com uma visão diferente, buscando se proteger e utilizar cada vez mais os equipamentos de  segurança, eles nos cobram por isso e essa atitude é gratificante mostra que o nosso trabalho está surtindo efeito", comenta a gestora Keila.

Chapadão do Sul

Os treinamentos são constantes. Em abril, o técnico em saneamento, Edmir Zangari, apresentou os procedimentos de segurança para ocorrências com cloro gasoso aos funcionários da unidade de Chapadão do Sul. Nessa localidade, existem dois sistemas de tratamento de água, sendo que ambos operam com a utilização de cilindros de cloro gás, produto classificado como gás tóxico e irritante das vias respiratórias e mucosas, e o vazamento desse produto pode trazer prejuízos à saúde do trabalhador. “É bom participar de cursos como esse, em caso de acidentes, saberemos fazer as manobras para evitar danos aos funcionários e ao patrimônio da empresa”, comentou o supervisor Bruno Batista Borges.

Além do supervisor, passaram pelo treinamento os colaboradores Alexandre Rolim Aleixo e Wilson Jose dos Santos. 

Prevenção 

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul atua em 128 localidades do interior e tem a Administração Central e o Complexo Maria Cecília Barbosa em Campo Grande. Nos locais, com mais de 20 colaboradores há a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Na Sanesul, são 12 comissões com a participação de 20 empregados. "Temos Cipa em cada gerência regional e duas em Campo Grande, uma na sede administrativa e outra no complexo operacional”, citou a gestora Keila.

As comissões oferecem pela legislação atividades de conscientização e prevenção aos colaboradores. Uma delas é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes  do Trabalho (Sipat).

Em Aquidauana, organizado pelas integrantes da Cipa da unidade, Valesca Alcassio e Itiara Prade, houve a Sipat na semana passada com palestras sobre trabalho e saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Nos últimos dias 22 e 23, os colaboradores de Aquidauana receberam palestras sobre a saúde do homem e informações de prevenção ao combate contra o câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis. O enfermeiro Júlio Carlos Klein da Silveira, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, ministrou palestra ao grupo.

Na quinta-feira passada, foi a vez do sargento Adriano Gênova Alves, do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, que passou noções sobre primeiros socorros. E, na sexta, a psicóloga Angelita dos Santos Garcia falou sobre a qualidade de vida no trabalho e a fisioterapeuta Maria Aparecida Raimundo Ferreira fez exercícios laborais com os participantes.Em 2017, 26 ocorrências foram registradas pela Gerência de Administração de Pessoas da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e, neste ano, até o momento, cinco acidentes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VACINAÇÃO
Vereador solicita que trabalhadores de limpeza pública também sejam imunizados contra a Covid
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Na Câmara, vereador pede informações sobre restauração de prédios históricos
DETRAN
Detran lança e-book e hotsite com todas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro
POLICIAL
PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS
CAPTURA DE ANIMAL
Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá
EDUCAÇÃO
Terminam hoje inscrições para o Sisu do primeiro semestre
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
GERAL
Obras de acesso à ponte que interliga os pantanais da Nhecolândia e Paiaguás estão adiantadas
SAÚDE
Corumbá inicia imunização contra a Covid-19 da população ribeirinha do baixo Pantanal
GERAL
Prefeitura divulga pontuação do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social

Mais Lidas

POLICIAL
PM prende homens por tráfico de drogas e apreende 83 tabletes de cocaína
GERAL
Após briga, jovem é esfaqueado por padrasto no Centro América
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei proíbe substituir prisão por pena mais branda em crimes de Trânsito
POLICIAL
Casal é preso após briga no Loteamento Pantanal