Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sanesul: Câmara reafirma posição por melhor serviço e redução de tarifa de esgoto

13 abril 2018 - 12h32Assessoria de imprensa

A Câmara Municipal de Corumbá mantém sua posição em torno das discussões para a renovação da concessão dos serviços de água e esgoto na cidade com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Foi o que reafirmou nesta sexta-feira (13), o vereador e presidente do Poder Legislativo corumbaense, Evander Vendramini, após uma reunião com o presidente da empresa de saneamento, Luiz Carlos Rocha, e que contou com a presença do também vereador Luciano Costa.

“Foi um encontro em que o presidente nos apresentou um relatório de investimentos na cidade, mas a nossa posição continua. Só vamos aceitar a renovação da concessão se a Sanesul reduzir a tarifa de esgoto, colocar um ponto final nas constantes falta de água na área urbana, em especial na Região Sul, além de abastecer os distritos de Albuquerque e Porto Esperança com água potável, em condições de consumo humano”, reafirmou Evander.

A reunião com o presidente da Sanesul aconteceu na parte da manhã, no gabinete do presidente da Câmara. Na oportunidade, Luiz Carlos Rocha apresentou um relatório dos investimentos, principalmente em relação à ampliação da rede de distribuição de água para atender os bairros localizados na Zona Sul, parte alta de Corumbá.

Evander e Luciano Costa informaram que os serviços são importantes, mas que o processo de renovação da concessão passa pela ampliação desse serviço, já que as reclamações de falta de água são constantes na Região Sul, principalmente.

Conforme os dois, a Câmara somente vai se posicionar favoravelmente à renovação da concessão, com a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgoto na área urbana de Corumbá, bem como nos distritos. “Caso isso não aconteça, a Câmara vai atuar pela municipalização do sistema”, reforçou Evander.

O atual contrato de concessão do sistema foi assinado em 1999, na administração do então prefeito Eder Brambilla, e vence em 2019. Desde o início do ano, os vereadores estão debatendo a questão, reivindicando principalmente a redução da taxa de esgoto que é de 70% sobre o valor da água, solução para o problema de falta de água na parte alta, e água potável para Albuquerque e Porto Esperança.

Outro tema em questão é o fim da cobrança da tarifa básica de consumo de água que é de 10 metros cúbicos. Pela Lei, a partir de agora, o valor cobrado será em cima do que a população realmente consome.

Em relação à taxa de esgoto, os vereadores alegam que Corumbá é uma cidade com grande percentual de famílias pobres e que não estão em condições de pagar o equivalente a 70% do valor da água. O presidente da Sanesul já sinalizou que o percentual deverá ser reduzido automaticamente para 50%, conforme critérios adotados pela empresa, tão logo seja renovado o contrato de concessão. A Câmara trabalha por uma redução maior ainda, de 30%.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal