A partir deste sábado (22) às áreas de instabilidades diminuem dando lugar a entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar que vai provocar queda acentuada na temperatura em todas as regiões. A atuação dessa intensa massa de ar frio pode provocar geada ao amanhecer especialmente na parte centro-sul do Estado.
Devido às baixas temperaturas a Coordenadoria de Defesa Civil (CEDEC-MS) está orientando a população a ter cuidado redobrado com a saúde, para evitar aumento nos casos de doenças respiratórias e de hipotermia. Cuidado especialmente com crianças, idosos e pessoas sensíveis a queda de temperatura.
Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) apontam que durante este ano o Estado teve apenas duas massas de ar frio de forte intensidade nos meses de maio e julho. Espera-se que essa massa de ar polar seja a mais forte do ano.
As condições climáticas apontam que este sábado (22) deverá ser o dia mais frio. Conforme estimativa, as temperaturas poderão variar de 2°C a 24°C. Com base nos dados meteorológicos do INMET/CPTEC o Cemtec estima temperaturas por região em ordem crescente de temperatura.
Sul-fronteira: 2ºC / 16ºC
Grande Dourados: 3º C/ 16ºC
Sudoeste: 3º / 18°
Cone Sul: 4ºC / 17°C
Central: 5°C / 18 °C
Pantaneira: 6 ºC / 21 °C
Leste: 7°C / 18 °C
Bolsão: 12°C / 23 °C
Norte: 13°C / 24ºC
A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues descarta a possibilidade de temperaturas negativas. “O que podemos ter é a sensação térmica negativa e não necessariamente o registro nas estações meteorológicas do Estado. Conforme os modelos de previsão numérica do CPTEC e INMET essa chance é baixa, porém não descartada. A mínima estimada por ambos os Institutos é de 1°C a 2°C de mínima para Mato Grosso do Sul”.
O frio começa a perder força na segunda-feira (24), com as temperaturas em elevação gradativa a partir de terça (25) em praticamente todo o Estado.
A previsão para este sábado é de céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões. Há possibilidade para pancadas de chuvas isoladas e de fraca intensidade nos setores norte e nordeste. A umidade relativa do ar ficará elevada em grande parte do Estado, exceto nas regiões norte e nordeste que ainda poderão ter índices baixos em relação às demais áreas. A variação está estimada entre 95% a 40% ao longo do dia. As temperaturas poderão variar entre de 5°C a 27°C. Na capital a variação está estimada em 8°C a 21°C. Em Corumbá, o dia amanhece com 11ºC e não deve ultrapassar a máxima de 19ºC.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19

Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado

IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD

Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros

Drone doado pelo Receita Federal tem diversas funcionalidades para os Bombeiros

Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
