Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu hoje com o presidente Michel Temer (PMDB) e 20 governadores de outros estados, para tratar sobre repasses e ações federais para minimizar a crise econômico-financeira dos estados. Audiência terminou sem definições concretas e presidente sinalizou que dará uma posição sobre o pedido de socorro financeiro em nova reunião.
Na audiência, Azambuja reforçou o pedido de ajuda financeira, renegociação de dívidas e compensação de perdas com o Funda das Exportações. Reunião não estava agendada e presidente recebeu os governadores depois de retornar de viagem ao Paraguai.
Reivindicações dos estados foram encaminhadas no mês passado em reunião de governadores com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia e documento também foi encaminhado ao presidente Michel Temer. Alguns estados chegaram a ameaçar decretar estado de calamidade.
Hoje, segundo o governador, Temer recebeu as investigações e informou que irá conversar com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para analisar como resolver a questão.
Azambuja e governadores de estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste estavam em Brasília para encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Neste encontro, Reinaldo defendeu o repasse de parte dos recursos arrecadados com as multas de valores repatriados pela União para estados e municípios, para minimizar a crise financeira e ajudar no equilíbrio fiscal.
Segundo o governador, em relação ao repasse dos recursos arrecadados com as multas de valores repatriados, o Congresso deve votar até novembro a matéria que trata do assunto. Segundo projeções divulgadas hoje, Mato Grosso do Sul teria direito a cerca de R$ 445 milhões , se for seguida a regra de distribuição do Fundo de Participação dos Estados.
Amanhã, governador participará de nova reunião com a presidente do STF, Carmem Lúcia, para continuar discutindo a pauta da revisão do pacto federativo, com o objetivo de diminuir o peso das responsabilidades do Governo Federal sobre os estados.
Deixe seu Comentário
Leia Também
VÃdeo sobre planejamento financeiro está disponÃvel no canal da PGE/MS

Fiocruz espera ter 'protagonismo' na vacinação em abril com 30 milhões de doses

Chance de ganhar no Nota MS Premiada é 28 vezes maior do que na Mega-Sena

Capotamento na BR-163 mata adolescente e deixa motorista em estado grave

IFMS oferece vagas para portadores de diploma e transferências no Campus Corumbá

Brasil tem recorde de mortes por covid-19 pelo terceiro dia seguido

Acumulada, Mega-Sena sorteia hoje R$ 50 milhões

Banco do Brasil ajuda estados e municÃpios a cobrar impostos via Pix

Fornatur e ABEAR se reúnem para alinhar acordos com empresas aéreas durante pandemia
