Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Resultado do Enem 2024 será divulgado em coletiva na segunda-feira, 13

Saiba o que fazer após o resultado da nota

11 janeiro 2025 - 10h31Redação do Capital do Pantanal

Está agendado para segunda-feira, 13 de janeiro, uma coletiva de imprensa com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para divulgar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. 

Na ocasião, também serão apresentados recortes para o Pé-de-Meia Licenciaturas, que visa incentivar o ingresso – via Sisu, Prouni e Fies –, a permanência e a conclusão em cursos de licenciatura de estudantes com alto desempenho no Exame. A coletiva de imprensa será em Brasília (DF), às 10h.

O desempenho nas provas aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024 estarão disponíveis na página do participante.

Os estudantes foram avaliados em exames de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, totalizando 180 questões de múltipla escolha, e tiveram de produzir uma redação.

Após a divulgação dos resultados do Enem, é importante:

  • Analisar as notas: verifique suas notas em cada uma das provas e na redação;
  • Participar dos processos seletivos: inscreva-se nos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
  • Planejar os próximos passos: se você não foi aprovado no curso desejado, utilize o aprendizado adquirido no exame para buscar outras oportunidades, como cursos técnicos ou programas de mobilidade estudantil.

Programas para aplicar a nota do Enem

SiSU

Com a nota do Enem em mãos, o candidato pode se inscrever no SiSU, sistema gerido pelo MEC (Ministério da Educação) com oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A inscrições vão de 17 a 21 de janeiro, conforme o calendário do programa.

Quando o estudante realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. 

Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso. Vale lembrar que é possível alterar os cursos selecionados durante todo o período de inscrições. 

É possível optar pelo SiSU os candidatos cujas notas são maiores que zero na redação e que não declararam estar na condição de treineiros. 

Confira o cronograma do SiSU

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025
  • Chamada regular: 26 de janeiro de 2025
  • Matricula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro de 2025
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025

ProUni

Os candidatos também podem usar o resultado do Enem para o ProUni, que disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais — 50% do valor da mensalidade — em cursos de graduação na grade de instituições privadas. Essa modalidade é voltada para estudantes de baixa renda, sem recursos financeiras para pagar integralmente por um curso.  

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.  

Além disso, assim como para o SiSU, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro. 

No, ProUni, uma vez selecionado, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, para obter a bolsa integral, e até três salário mínimos para as bolsas parciais.  

Fies

A nota do Enem também é um meio para se inscrever no Fies, um programa federal com o objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. 

O Fies, criado em 2001, aplica o financiamento a quem tenha obtido notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. *Com informações da CNN Brasil

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados