Os incêndios florestais no Pantanal tem atraído a atenção do mundo para Corumbá, onde a concentração dos focos é maior. No Fantástico desde domingo, 23 de junho, o tema ocupou mais de 8 minutos na programação, com matéria especial e dados inéditos que comprovam a mudança de clima no Pantanal.
A maior planície adagada do mundo já não é tão alagada e tem perdido drasticamente a umidade característica do bioma. De acordo com a pesquisadora de Secas do Cemaden, Ana Paula Cunha, boa parte do Pantanal já é considerado de clima Sub-úmido Seco, o mesmo que antes só era observado no nordeste e no norte de Minas Gerais.
Ainda segundo Ana Paula, essa mudança é consequência do aumento consecutivo de temperaturas e da redução de chuvas registradas nas últimas décadas no bioma. Dados de satélite exibidos pela pesquisadora, mostram que de outubro de 2020 a janeiro de 2021, o cenário de seca excepcional era concentrado no Pantanal, já entre outubro de 2023 a janeiro de 2024, a seca aparece com maior cobertura nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Cobertura da seca aumentou consideravelmente nos estados de MS e MT. Foto: Reprodução TV GloboDe janeiro a até hoje, o fogo já devastou 5.415 km² no Pantanal, o equivalente a mais de três cidades de São Paulo. Ainda de acordo com as fontes da reportagem, o cenário é resultado de quatro anos consecutivos com chuvas abaixo da média histórica, que segue sem perspectiva de melhora. Ana Paula Cunha alerta que o tempo mais quente e clima seco devem continuar a aumentar no bioma.
Dados do Mapbiomas mostram que a área de inundação no Pantanal reduziu drasticamente nas últimas décadas. Foto: Reprodução/TV GloboA gravidade da situação fez a Rede Globo, maior TV aberta do país, enviar o repórter âncora, André Trigueiro, para acompanhar a evolução do trabalho dos Bombeiros, Militares e brigadistas de perto. O jornalista chegou na cidade nesta manhã.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá

Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor

Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá



Boa parte do Pantanal já é considerado de clima Sub-úmido Seco, o mesmo que antes só era observado no nordeste e no norte de Minas Gerais. (Foto: Bruno Rezende)


