Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Relatório técnico recomenda elevar restrições para conter avanço da Covid em Corumbá

04 agosto 2020 - 11h42Ascom UFMS com adaptações

Com nível de alerta quatro, as recomendações de medidas restritivas de mobilidade com foco em deslocamentos são essenciais para conter o avanço da Covid-19. Essa é parte da análise feita por pesquisadores da Rede Geográfica da Covid-19 em Mato Grosso do Sul acabam de divulgar Relatório Técnico de Análise Geocartográfica da Covid-19 na Microrregião de Corumbá, referente ao período da 27ª a 29ª semanas epidemiológicas.

Corumbá é o terceiro município no estado em número de mortes pela Covid-19, totalizando 45, com letalidade de 3,3% dos casos confirmados. Atualização dos dados da Covid na cidade, elevaram o número de óbitos para 47 nesta segunda (3). 

bitos corumbá 3 8Mapa atualizado nesta segunda (3). Foto: Reprodução Boletim Epidemiológico municipal

“Em uma semana terá de ser decretado. Estamos em situação gravíssima, muito delicada”, afirma a professora do Campus do Pantanal Elisa Pinheiro de Freitas, uma das responsáveis pelo relatório que tem a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

O relatório apresenta Indicadores Compostos de Morbidade, Mortalidade e de Aumento da Taxa de Incidência da doença e a construção do Índice de Morbimortalidade por Covid-19.

O relatório apresenta Indicadores Compostos de Morbidade, Mortalidade e de Aumento da Taxa de Incidência da doença e a construção do Índice de Morbimortalidade por Covid-19.

De acordo com os pesquisadores, “para efeito de medidas para a preservação das vidas, do sistema de saúde e para  a  contenção  da  doença,  as  ações  devem  levar  em  conta  o  município  de Ladário,   que   apresenta   indicador   de   alerta   no   nível   três,   que   requer   como procedimento básico as restrições de aglomerações, uma vez que nossa análise técnica  considera  os  fortes  níveis  de  interações  espaciais  entre  as  duas  cidades conurbadas”.

É preciso, conforme o relatório, que haja esforço multiinstitucional entre os gestores   das   cidades   que   compõem   os   dois   municípios   da   microrregião   para implementação de políticas de enfrentamento à doença que resultem em ações mais eficientes, efetivas e eficazes.

Esses níveis de alerta utilizaram como base, os números do boletim epidemiológico divulgado ontem, segunda-feira, 3 de agosto. Tendo como base a dinâmica populacional, os decretos, a alocação de serviços de saúde e profissionais e todas as demais variáveis que interferem na disseminação do novo Coronavírus.

“Recomendam-se análises diárias para compreender as variações nos dados das duas semanas epidemiológicas anteriores e avaliar os decretos e ações das autoridades que ocupam cargos   institucionais   públicos. Sugerimos a manutenção das barreiras sanitárias existentes, com desinfecção, monitoramento da temperatura das eventuais pessoas em deslocamentos essenciais e a implementação   de   barreiras   sanitárias   nas   demais   possibilidades   de   acesso   à conurbação  Corumbá-Ladário,  com  o  objetivo  principal  de  restringir  a  circulação  do novo Coronavírus entre as microrregiões de saúde e com os países vizinhos, Paraguai e Bolívia, com destaque para a dimensão da fronteira entre o Brasil e a Bolívia”, enfatizam os pesquisadores.

O relatório destaca que ações mais restritivas em um único município não proporcionará a diminuição necessária na velocidade de contágio que resulte na proteção à vida e dos recursos públicos, com destaque aos do SUS, assim como o monitoramento dos indicadores e da mobilidade nas regiões limítrofes à fronteira internacional.

“Sugerimos além da adoção de medidas para deslocamentos essenciais, a fiscalização efetiva do cumprimento das medidas, campanhas que tenham como objetivo educar e informar a população para o adequado enfrentamento à pandemia e para o cumprimento das normas e dispositivos legais”, completam.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira