Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Reforço e ações integradas garantem um dos carnavais mais tranquilos em Corumbá

28 fevereiro 2017 - 15h01Notícias MS

A integração entre as forças policiais do Estado e do Município, que também recebeu reforço de 90 policiais militares de outras cidades, vem garantindo um dos carnavais mais seguros em Corumbá, na avaliação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdir Acosta, que acompanha a folia nesta fronteira com a Bolívia.

“Em todo o Estado, esse período carnavalesco tem sido um dos mais tranquilos, resultado desse trabalho integrado, o melhor aparelhamento das nossas unidades com os investimentos do Governo do Estado e, sobretudo, as ações preventivas realizadas desde o início do ano”, disse o comandante, a fazer uma avaliação parcial da segurança pública.

Em Corumbá, percebe-se um clima de tranquilidade nas ruas, principalmente no circuito do carnaval, onde se concentram mais de 20 mil pessoas por noite, com famílias transitando entre o aparato policial – a pé e montado -, que ainda tem o reforço de centenas de seguranças de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura.

Carnaval familiar

Segundo o comandante do 6º Batalhão da PM de Corumbá, tenente-coronel César Freitas Duarte, este é o carnaval mais seguro dos últimos anos, com base em dados estatísticos. No ano passado, cerca de 60 pessoas foram presas por dia por algum ato ilícito durante esse período. Até esta segura-feira, o número de detenções caiu pela metade.

“Há menos pessoas brigando ou se envolvendo em algum tipo de desordem, não houve até agora nenhum homicídio ou crime grave”, disse o comandante. “Esse esforço combinado das forças policiais tem resultado neste carnaval familiar, onde também estamos tento uma participação ímpar do conselho tutelar na redução do envolvimento de menores com bebida alcóolica ou outros ilícitos”, acrescentou.

A Operação Carnaval em Corumbá, coordenada pela Polícia Militar, conta com a participação da Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Ambiental, além da segurança privada. A cidade recebeu reforço policial de Campo Grande (policiamento montado), Jardim e Aquidauana.

Operações preventivas

O comandante do 6º BPM explicou que as ações preventivas, iniciadas em janeiro, refletem agora na tranquilidade com que ocorre o carnaval corumbaense. Nestas operações preventivas e ostensivas, chamadas Cidade Tranquila, foram retirados de circulação pessoas procuradas pela Justiça e apreensões de armas (de fogo e facas).

“Essa demonstração de força e presença das unidades de segurança do Estado, evitando o confronto de gangues e desarmando pessoas, contribui, de forma sobremaneira, com a diminuição dos índices de criminalidade na região”, reforçou o tenente-coronel. “Hoje a população local, os turistas e os irmãos bolivianos experimentam essa sensação de tranquilidade.”

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado já está disponível para consulta
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa