Menu
sábado, 19 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Rede Simples será integralmente implantada em MS até agosto

23 maio 2017 - 08h39Portal do MS

Todas as soluções para agilizar, facilitar e descomplicar a abertura de empresas estarão implantadas e em operação nos diversos órgãos públicos integrados com a Junta Comercial e Empresarial de Mato Grosso do Sul (

Jucems) pela Rede Simples até agosto deste ano. A garantia é do presidente da Jucems, Augusto Cesar de Castro, que recebeu nessa segunda-feira (22.5) diretores da Junta Comercial de Minas Gerais, estado que auxilia Mato Grosso do Sul na implantação do sistema.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Rede Simples) é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul. Atualmente está implantada na Capital e em mais 23 municípios e compartilha dados de diferentes órgãos da administração estadual e federal, como Receita, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, entre outros.

O sistema possibilita que o empresário faça todos os procedimentos para abertura ou alteração cadastral de uma empresa em um mesmo local, de forma mais ágil. Em Minas Gerais a Rede Simples reduziu de seis meses para pouco mais de uma semana o trâmite para abertura de uma firma, exemplificou o diretor de Gestão da Informação e Modernização da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Alex Barbosa.

Alex expôs em reunião no Sebrae, o estágio de implantação da Rede Simples em Mato Grosso do Sul. O trabalho começou há quatro anos, mas ganhou agilidade nos últimos dois anos por determinação do governador Reinaldo Azambuja, que pretende ver o sistema implantado e em operação nos principais municípios de Mato Grosso do Sul o mais breve possível.

“Até junho vamos fazer a integração de dados com a Receita Federal e em seguida interligar a Rede com os órgãos de licenciamento ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros. O objetivo, ainda, é expandir a rede para mais 10 municípios (hoje são 24), com isso vamos saltar da 16ª para os primeiros lugares do ranking nacional da desburocratização”, explicou o presidente da Jucems.

O presidente da Jucemg, José Donaldo Junior, acompanhado do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) do Ministério de Desenvolvimento, da Indústria e Comércio, Conrado Fernandes, e de Layla Caldas da Silva, do Sebrae Nacional, estiveram com Augusto Castro na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) nessa egunda-feira e foram recebidos pelo secretário adjunto da pata, Ricardo Senna, quando traçaram um panorama do trabalho já desenvolvido para implantar a Rede Simples no Estado.

E no Sebrae, eles se reuniram com representantes de diversos órgãos, entidades e instituições que integram o Subcomitê da Rede Simples em Mato Grosso do Sul. A reunião também teve por objetivo explicar o andamento do trabalho, traçar as metas e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro
POLICIAL
PM de Corumbá prende homem com mandado de prisão em aberto na área central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês