Menu
sexta, 26 de fevereiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Rede Feminina promove autoestima com oficina de maquiagem

04 outubro 2016 - 11h58Gesiane Medeiros

Durante o dia de hoje (4) pacientes e amigas, mais voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Corumbá participam de oficina de automaquiagem, com profissional vinda do Rio de Janeiro. O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, aberta ontem (3) à noite pela Rede com palestra incentivadora no Ygarapé.

Para Luciana Cândia, presidente do grupo, a oficina de automaquiagem é essencial para levantar a autoestima das pacientes, “as portadoras de câncer, tendem a não se maquiar para não chamar atenção dos outros, mas hoje, através desta oficina, queremos que elas se mostrem, queremos que elas observem o quanto podem ficar bonitas mesmo com as características da doença, como o cabelo branco e a careca”.

Maquiadora veio do Rio de Janeiro participar da campanha. Foto: CDP  

A presidente da Rede ressalta que em dez anos de trabalho, a maior dificuldade das pacientes com câncer na cidade continua sendo a falta de médico especialista, "Corumbá não tem um oncologista que resida na cidade, o que ocorre são visitas por curtos períodos de médicos da capital ou até mesmo do Rio de Janeiro. A Rede luta incansavelmente por essa conquista".

A maquiadora Patrícia Figueiredo, que veio do Rio de Janeiro, participar da campanha Outubro Rosa na cidade, palestrou ontem à noite sobre sua trajetória e vitória encima de um câncer que mudou sua vida e hoje realiza a oficina com o objetivo de revelar a real beleza das participantes. “O câncer mudou tudo na minha vida, mudou a maneira que enxergo a beleza, percebi que ser belo é muito mais do que ser parecida com um artista que ditam como padrão, quando na realidade tem a ver com aceitação, é muito mais um estado de espirito do que um padrão”, ressalta a palestrante.

Patrícia diz que mesmo sendo maquiadora profissional também sentiu o peso destrutivo da doença, “a fase mais difícil do meu tratamento que durou um ano, foi ter ficado careca, eu não sabia como iria trabalhar com beleza estando fora de qualquer padrão, mas a maquiagem foi minha grande aliada neste período, ela que me deu dignidade quando acordava sem sobrancelhas e cílios. Consegui através dela me sentir bonita outra vez”. Hoje Patrícia percorre cidades de todo o país promovendo a autoestima e a beleza para pacientes em tratamento.

Para Patrícia e Dona Jacira, a maquiagem é uma grande aliada na caminhada contra a doença. Foto: CDP 

Jacira de Souza, que passou por um tratamento de dois anos por câncer no intestino, e agora realiza acompanhamento médico da alta, a oportunidade de aprender a se maquiar é única, “cheguei a pesar 43 quilos e hoje estou com 63.3 quilos, nunca me maquiei, estou amando aprender, quero me sentir ainda mais bela”.

Campanha Outubro Rosa

Este ano, a Rede Feminina de Corumbá comemora 10 anos de trabalho, o que torna o Outubro Rosa deste ano, ainda mais atraente. A abertura oficial da campanha foi ontem à noite com a palestra de incentivo e, a programação se estende até o final do mês.

A caminhada, que ano passado reuniu mais de mil pessoas, e este ano acontece no próximo sábado (8), pretende atingir público de dois mil participantes. A camisa desta edição foi produzida por integrantes voluntárias da Rede e estão disponíveis para aquisição na sede rosa até amanhã, dia 5. Segundo Luciana, somente ontem foram adquiridas mil camisetas. Para participar da grande caminhada contra o câncer, basta doar 1 quilo de alimento não perecível com validade até pelo menos abril de 2017, mais a contribuição simbólica de R$ 5.

Calendário do Outubro Rosa

8/10: Caminhada a partir das 8 horas com saída na sede da Rede

14/10: Baile Rosa na casa de eventos Ygarapé

22/10: Halloween Rosa

23/10: Desfile Chá “Amor em retalhos”

29/10: II Culto Rosa

30/10: Encerramento do Outubro Rosa e Corrida de abertura do Novembro Azul, com foco nos homens

A sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá fica na Rua XV de Novembro e atende pelo telefone 3231-3057.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Arrecadação de impostos em janeiro somou R$ 180,221 bilhões
SAÚDE
Processo seletivo que seleciona médicos plantonistas tem inscrições abertas
BOLETIM COVID
MS passa a registrar 3.270 óbitos por coronavírus
GERAL
Thronicke considera uma vitória aprovação de projeto que facilita compra de vacinas anti-Covid
GERAL
Na final do Brasileirão, GFI interdita Avenida General Rondon
ESPORTE
Flamengo visita São Paulo em busca de título do Brasileiro
GERAL
Homem é alvejado por disparos de arma de fogo na Codrasa
CAPACITAÇÃO
Cassems realiza curso para implantação de UTI em Corumbá
POLICIAL
Policia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Capital
GERAL
Vereador pede a criação de novas sedes do Conselho Tutelar de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
Caminhão de fundo falso é apreendido com 600 kg de maconha
NA BR 262
Após fuga, carro roubado afunda em área alagada e condutor desaparece
EDUCAÇÃO
Aulas nas escolas da REME de Corumbá começam em 1° de março com atividades não presenciais
POLICIAL
PRF apreende carro roubado na BR 262 e motorista foge