Cientistas que se debruçam sobre a pandemia concordam que a Covid-19 é algo sem precedentes no mundo inteiro. Não há parâmetros, tudo é novo. Estudos feitos na Inglaterra chegaram à conclusão de que podem existir complicações a médio e em longo prazo. Incluindo a forte possibilidade de que a doença deixa ‘heranças’ mesmo após a recuperação.
Em artigo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine, especialistas preveem que 45% dos pacientes que recebem alta hospitalar necessitarão de apoio da assistência médica e social, e 4% necessitarão de reabilitação em ambiente de leito. “Temos que levar em consideração e colocar nessa equação futuras complicações”, atestam.
De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, mesmo quem já teve a doença deve continuar tomando cuidado. “Não temos certeza, por enquanto, de que quem teve Covid-19 uma vez não terá novamente. É importante que quem já teve a doença continue se prevenindo”.
Na cidade de Corumbá por exemplo, dos 644 casos confirmados pelo boletim municipal de saúde nesta quarta-feira (15), 375 pessoas consideradas recuperadas da Covid-19, devem manter alerta a observação as possíveis ‘heranças’ deixadas pela doença e a propagação do vírus mesmo que de forma involuntária. Isso porque as pessoas que já foram infectadas, segundo especialista, assim como as demais, podem ajudar a propagar o vírus caso não tomem os devidos cuidados. “Mesmo a pessoa que não estiver infectada, se ela colocar a mão em um lugar contaminado, ela pode carregar o vírus. Por isso é importante estar sempre higienizando as mãos, lavando com água e sabão ou com álcool 70%”, orienta.
Vale ressaltar como ocorre a transmissão do vírus
A transmissão ocorre de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados e computador e etc;
- Durnte o período de incubação (tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por Coronavirus, que no geral levam cinco dias, mas podem ocorrer até o 14º.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados

"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação

Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil

Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
