As ações da Receita Federal nas cidades de Corumbá, Mundo Novo, Dourados, Campo Grande e Ponta Porã, Em Mato Grosso do Sul, durante todo o ano de 2024, resultaram em apreensões de 5,7 toneladas de drogas, sendo 5 toneladas de maconha e derivados, como haxixe e skunk (conhecida como a “supermaconha”), 700kg de cocaína e 1kg da droga sintética MDMA.
O combate ao tráfico ilícito de entorpecentes nas cidades de fronteira é de extrema importância, porque bloqueia a entrada das drogas no país antes que sejam disseminadas para outros Estados. O Paraguai, país vizinho ao Estado de Mato Grosso do Sul, é um dos maiores produtores de maconha do mundo. Por isso, a cidade de Ponta Porã, que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero (PY), costuma ser a porta de entrada da droga, que transita pela cidade de Dourados até chegar a Campo Grande e outros Estados brasileiros.
Da mesma forma, Corumbá faz divisa com um dos principais exportadores de cocaína do mundo, a Bolívia. Por esse motivo, a cidade é utilizada como corredor para o tráfico internacional da droga. A pasta base da cocaína atravessa cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, ao passo que a cocaína pura é direcionada para a Europa, consolidando o Brasil como rota logística global do tráfico internacional.
As ações de vigilância e repressão da Receita Federal reforçam a presença fiscal e trazem equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e o combate aos ilícitos. A atuação da Receita na proteção das fronteiras garante a segurança e protege a saúde da população. A Receita Federal destaca que as diversas ações realziadas em conjunto com as Forças Armadas, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, o MAPA, as polícias Civil e Militar do Mato Grosso do Sul, reforçam o papel institucional de controle aduaneiro e o combate aos crimes transfronteiriços. *Informações da Receita Federal
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C



Em 2024, foram apreendidas 5 toneladas de maconha e seus derivados, 700 kg de cocaína e 1kg da droga sintética MDMA. (Foto: Divulgação/RFB)

