Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Raio inicia novo incêndio no Parque Nacional e desloca parte de equipe do Pantanal

24 setembro 2020 - 10h51Gabriel Maymone, MídiaMax

Mais um foco de incêndio mobiliza equipes dos bombeiros de Mato Grosso do Sul. Esta semana, um raio iniciou fogo que se espalhou rapidamente pelo Parque Nacional da Ilha Grande, no município de Naviraí.

Conforme o comandante do CPA (Centro de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Waldemir Moreira, a corporação mobilizou equipes dos quartéis de Naviraí, Mundo Novo e Caarapó para o local. Além disso, o combate ao incêndio conta com apoio de 10 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e com helicóptero do Paraná.

“O fogo começou por raio anteontem, terça-feira (22) e acusou no satélite. É uma área de difícil acesso, muito parecida com o Pantanal. O fogo está confinado na ilha, estamos aguardando para fazer a linha de contra-fogo. Hoje as equipes vão tentar lançar o bambi bucket [balde de água por helicóptero]”, explicou o comandante.

Incêndio Crítico no Pantanal

Enquanto isso, do outro lado do Estado, as equipes dos bombeiros continuam no combate às chamas na região da Serra do Amolar, no Pantanal. “É o ponto mais crítico”, definiu Moreira.

O comandante do CPA explicou que os focos no entorno da cidade de Corumbá já estão controlados. Com isso, as equipes dos bombeiros do Paraná e militares de MS estão sendo deslocados para a Serra do Amolar. “Ontem [23], uma embarcação da Marinha subiu com a equipe do Paraná para auxiliar nesse combate”, destacou.

Moreira explicou que o fogo que ameaçava uma comunidade ribeirinha na Barra do Rio São Lourenço já está sob controle. Assim, as famílias começam a voltar para suas casas.

Porto Jofre

Em outro ponto do Pantanal, divisa com Mato Grosso, próximo a Porto Jofre (MT), o fogo consome vegetação na reserva particular Oleiro Grande.

Por lá, as equipes de MS contam com apoio de militares do estado vizinho para combater o incêndio. Os trabalhos devem ganhar reforço nos próximos dias, com a chegada de equipes que estavam na queimada do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis. “Estamos verificando a possibilidade de avançar a equipe lá. Hoje, temos 12 militares de MS”, pontuou o comandante do CPA.

Reserva do Rio Taquari

Depois de consumir mais de 50% da vegetação do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, o incêndio foi finalizado nessa quarta-feira (23). “Tem alguns pontos de fumaça, com uns troncos queimando em meio a vegetação já queimada, portanto, não oferece risco algum. Agora, haverá monitoramento de 48h”, informou Moreira.

As equipes que estavam nessa operação devem subir para o incêndio de Porto Jofre (MT).

Estratégia

Assim como um uma partida de xadrez, o combate a incêndios também exige estratégia. Assim, na manhã desta quinta-feira (24), haverá reunião entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para traçar planos para o novo cenário que se apresentou nesta semana.

Incêndios no Pantanal

Levantamento mais recente divulgado pelo Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostra que até o dia 20 de setembro o fogo já consumiu 22% do bioma, o equivalente a 3.179 milhões de hectares. Então, desse total, 1.238 milhão fica no pantanal sul-mato-grossense.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24