Menu
quinta, 30 de novembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Quem são os candidatos "invisíveis" no horário político de Corumbá

20 outubro 2020 - 11h17Gesiane Bernardo

Independente da classe social ou poder aquisitivo, a TV e o Rádio são itens de entretenimento e informação presentes na casa de quase que todos os brasileiros. Exatamente pela popularidade, são utilizados para veicular a propaganda eleitoral gratuita obrigatória no período das Eleições. Durante 10 minutos, candidatos dividem o tempo para expor suas propostas com o objetivo de conquistar o eleitorado.  Um ótimo recurso, afinal todos são beneficiados: os candidatos, que ganham espaço sem custo para se comunicar e o eleitor que pode obter informações e decidir o seu voto com propriedade. Mas e a divisão do tempo do horário político, beneficia a todos os candidatos igualmente?

O Tribunal Eleitoral Superior (TSE) estipula que do “total de tempo da propaganda eleitoral gratuita em Rádio e TV, 90% é dividido entre os candidatos de modo proporcional à representatividade de seus partidos na Câmara dos Deputados. Apenas 10% é dividido igualmente entre os candidatos”.

A divisão do tempo com base na representatividade do partido na câmara federal, termina por beneficiar candidatos de partidos tradicionais já fortalecidos e, torna "invisível" os que concorrem ao pleito por partidos menores e com menos tempo de estrada. Afinal, a propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio dura apenas 10 minutos.

O projeto de Lei 3751/20, tentou estender o tempo do horário político para 15 minutos este ano. A proposta era compensar as atividades tradicionais de campanha, afetadas pela pandemia. O projeto não foi aprovado, mas também não mencionava uma divisão igualitária.

A veiculação do horário político iniciou no dia 9 de outubro e será encerrado em 12 de novembro, três dias antes da votação. Em Corumbá, dos seis candidatos concorrentes ao executivo, um ficou “invisível”, sem oportunidade de apresentar propostas, dois receberam pouco mais de um minuto e um deles tem apenas 23 segundos para expor suas ideias de campanha. Os dois candidatos que receberam mais tempo na divisão, têm mais de 3 minutos para conversar com os eleitores através dos veículos. 

O Capital do Pantanal conversou com os dois candidatos a prefeito mais prejudicados pela divisão, os chamados “invisíveis” do horário político, para saber qual a estratégia de cada um para conquistar o eleitorado sem o recurso dos veículos de comunicação de massa.

Joseane Braga (PRTB) é estreante na política e não teve direito ao horário gratuito. Foto: Divulgação

O partido da candidata Joseane Garcia, PRTB, não tem representatividade na câmara federal, e por isso a estreante não teve direito a tempo de TV e Rádio. Em declaração ao Capital do Pantanal, Joseane considerou que a “divisão desfavorece quem está iniciando na vida pública e deseja trabalhar com a renovação. Se não fosse a internet eu estaria a margem da política, nossa estratégia é conscientizar as pessoas de que o voto dura quatro anos e deve ser decidido com responsabilidade. Não uso fundo partidário, conto com apoio de voluntários e quero incentivar cidadãos a participarem da vida política”.

Anísio Guató (PSOL) tem 23 segundos na TV e no Rádio para conquistar eleitorado. Foto: Correio do Estado 

Anísio Guató, candidato pelo PSOL, teve direito a 23 segundos no horário político. O candidato afirmou ao Capital do Pantanal, que vai aproveitar ao máximo o seu tempo para falar de forma direta e potencializar a comunicação de suas propostas através das inserções de 30 segundos durante o programação dos veículos. “Para superar esse desafio de pouco tempo no programa da TV, vamos aproveitar os 30 segundos das inserções, onde podemos até repetir e explorar melhor o que foi dito no horário político”. O candidato também afirmou que não usa fundo partidário e que tem as redes sociais como aliada para se aproximar dos eleitores. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prestação de Serviço
Servidores e aposentados do município já podem sacar salários de novembro
Publicação
Portaria federal reconhece emergência em municípios do Pantanal de MS
Turn Off
Aumenta lista de servidores estaduais exonerados por corrupção
Meio Ambiente
Pantaneiros consideram Lei do Pantanal um avanço para manter bioma preservado
Termina dia 4
Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS
Eleição
Sindicato das indústrias metalmecânicas de MS elege nova diretoria para o quadriênio 2023/27
Na Câmara
Audiência na Câmara é sugerida para debater políticas públicas direcionadas a causa animal
Segurança
Presídios de Corumbá completam um ano sem fugas após implantação de grupamento
Pioneiro
MS desenvolve o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
Insalubre
Transbordo municipal funciona em condições precárias e vereadora cobra reforma urgente

Mais Lidas

Apropriação indevida
Ortopedista de Corumbá é condenado a 7 anos por embolsar R$ 155 mil em verba pública
Preso
Mulher denuncia companheiro após descobrir abuso contra a filha menor
Homem teria mostrado os órgãos sexuais para menina por pelo menos duas vezes
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Oportunidade
IFMS abre 14 vagas para professores substitutos; há vagas para Corumbá