Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Queimada controlada evita desastres ambientais como os 13 dias de incêndios que destruíram áreas do bioma pantaneiro

02 dezembro 2019 - 08h56Fábio Oruê / Correio do Estado

O fim do mês de outubro e o começo de novembro não foram favoráveis para o Pantanal em razão da grande queimada que atingiu a região no período. Os 13 dias de grande incêndio no Parque Estadual do Rio Negro dizimaram cerca de 30% da área atingida.

Diferentemente deste tipo de evento, existe uma forma de queimada “benéfica”, que é autorizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul): a queimada controlada ou prescrita.

Um grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal afirma que este tipo de queimada consiste em reduzir a quantidade de material vegetal seco acumulado, que pode se tornar combustível para incêndios de grandes proporções, como o que ocorreu.

“As queimadas prescritas são utilizadas somente em áreas específicas, delimitadas previamente e com atenção especial a uma série de fatores que podem interferir nos objetivos desejados. Estes fatores são condições climáticas ideais (alta umidade relativa do ar, alta umidade do solo, baixa temperatura, força e direção do vento), quantidade e tipo de material combustível, tamanho da área, disponibilidade de pessoal e equipamento para controle do fogo e construção de aceiros”, diz resposta enviada ao Correio do Estado. 

De acordo com eles, essa opção não serve somente para queimar material combustível, mas também é usada em áreas de serviço da agropecuária e agricultura. “A queima prescrita também serve como uma alternativa para o manejo de pastagens, controle de pragas, doenças e limpeza de áreas de plantio agrícolas, explicaram. 

Vários fatores foram determinantes para a proporção do incêndio naquela região, que precisou da intervenção do governo do Estado. “[Aconteceram] em condições climáticas desfavoráveis de extrema seca, com baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e fortes ventos. Dessa maneira, o fogo se propagou de forma descontrolada e indiscriminada sobre campos e matas, consumindo a biomassa da vegetação e afetando a flora e a fauna de maneira imprevisível”.

Trabalho de combate ao fogo exigiu o empenho de cerca de 300 pessoas das unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de funcionários das fazendas.

 A área de atuação da operação foi de 572,2 mil hectares do Parque Estadual. Deste número, mais de 180,4 mil hectares foram atingidos pelo fogo – área equivalente a 262 campos de futebol de 7,1 mil metros quadrados. Porém, 68% (391,8 mil hectares) desta área dentro do parque permaneceu preservada após a tragédia ambiental. O trabalho de rescaldo na área foi encerrado no dia 14 de novembro, segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de MS, Fernando Carminati. A chuva, que não apareceu em outubro, surgiu no início de novembro e ajudou a controlar o fogo. 
 
CONSEQUÊNCIAS 

Os prejuízos para a vegetação e os animais são incalculáveis e o futuro dessa área é incerto, segundo pesquisadores da Embrapa Pantanal. “Os reflexos dessa situação são difíceis de prever, talvez até impossíveis, dada a extensão das áreas afetadas e a falta de levantamentos do que foi perdido”, garante a instituição.

Em análise prévia dos pesquisadores, a vegetação pode se recuperar, mas em alguns casos ocorrerão transformações em sua estrutura. “Várias espécies de plantas que ocorrem no Pantanal são oriundas do Cerrado e apresentam características adaptativas ao fogo (troncos com casca mais grossa e capacidade de rebrota), pois queimadas naturais, em consequências de raios, tendem a ocorrer durante a estação chuvosa. Assim, essas áreas queimadas devem se recuperar, mas as queimadas que ocorrem durante o período seco, geralmente mais intensas, podem resultar em alterações na estrutura e na composição das espécies, principalmente nas matas onde as árvores são mais susceptíveis ao efeito do fogo”, avaliaram.

Já para a fauna, esta queimada terá reflexos catastróficos. Insetos e animais com baixa capacidade de locomoção podem ter sido extintos ou deixados à beira da extinção na área afetada pelo fogo. Porém, os especialistas indicam que isso não significa que essas espécies foram extintas do Pantanal, já que a maior parte do bioma foi mantido intacta. “É de se esperar que leve um longo tempo para que a recolonização dessas áreas ocorra e tudo volte ao que era antes. No entanto, é improvável que isso ocorra rapidamente”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário