Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Quase 3 milhões de brasileiros devem fazer a prova do Encceja no domingo

22 agosto 2019 - 09h19Coesão

Desde 2017, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta. A prova deste ano contará com a participação de 2.973.375 pessoas, em todo o país, e será aplicada neste domingo (25), em todo o território nacional.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faz um alerta para que os estudantes consultem com antecedência o Cartão de confirmação do Encceja 2019. É nele que estão informações importantes como endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso.

É comum candidatos se perderem ou confundir o local da prova, justamente por falha na checagem das informações. Por isso, o Inep pede que os interessados acessem a Página do Participante, imprima o comprovante e verifique rotas para chegar ao local com antecedência.

A apresentação do comprovante não é obrigatória, mas ajudará o candidato a se localizar e chegar mais tranquilo para a prova. O participante deve levar um documento de identificação válido, como RG, carteira nacional de habilitação (CNH).

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Setenta e oito por cento das inscrições foram para a prova que emite o certificado de conclusão do ensino médio e 21,6% para conseguir a certificação do ensino fundamental.


A importância do Encceja Nacional

A aprovação na prova pode significar a mudança para milhares de brasileiros, já que com o certificado de conclusão dos estudos, eles terão a chance de competir por melhores oportunidades de trabalho, iniciar um curso superior e também participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, podendo competir por vagas de graduação nas melhores instituições públicas e privadas do Brasil.

De acordo com dados do MEC, o índice de aprovação para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio foi de 20,8% em 2017 e subiu para 36% na última edição.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril