As doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além da “epidemia” de politraumatizados vítimas de acidentes de trânsito e o envelhecimento natural são os principais responsáveis por problemas de saúde que acometem a população em Mato Grosso do Sul. Pesquisa Nacioal de Saúde (PNS) - último levantamento da área divulgado em 2015 -, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 37% da população de Mato Grosso do Sul, o que corresponde a quase 1 milhão (precisamente, 969 mil pessoas) sofre com alguma doença crônica.
Além das temidas hipertensão e diabetes, problemas na coluna e colesterol alto são as que mais atingem homens e mulheres, além de serem responsáveis por 72% das causas de mortes no Brasil.
A gerente da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gabriela da Silva Crespi, explica que as doenças crônicas são caracterizadas por início gradual, de prognóstico incerto, com duração longa ou indefinida. “Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização [quando a doença apresenta um quadro agudo], podendo gerar incapacidades. Requerem intervenções de diferentes densidades tecnológicas, associadas a mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que nem sempre leva à cura”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Banho de São João terá ônibus gratuito e provocará interdições no trânsito de Corumbá

Prefeitura entrega na segunda, dia 23, carteiras de Identidade emitidas em mutirão

Judiciário de Corumbá participa de capacitação sobre violência doméstica

Comitiva de MS que estava em Israel desembarca no Brasil
Chegada do inverno causa queda na temperatura desta sexta-feira
A máxima está prevista em 23°C para a região de Corumbá e Ladário

Débitos da dívida ativa poderão ser renegociados com descontos de até 70%

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Idoso com dificuldade para respirar é resgatado de aldeia em Corumbá

Mulher fica ferida após carro colidir em árvore na BR-262, em Corumbá
