Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pulverização do controle da Vale causa preocupação em Corumbá

10 março 2017 - 10h55Assessoria Câmara

Proposta do novo acordo de acionistas da Vale está causando preocupação em Corumbá e isto fez com que a Câmara Municipal de Vereadores aprovasse requerimento do vereador Luciano Costa (PT), solicitando convocação do gerente da mineradora na região, Olemar Tibães, para mais esclarecimentos sobre o assunto.

Como se sabe, acionistas da Vale durante reunião na Valepar, holding que controla a mineradora, apresentaram proposta para pulverizar seu controle, de modo a poder listá-la no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da BM&FBovespa, o que deve ocorrer após três anos.

Durante este tempo, a estrutura societária da empresa passará por um período de transição em que os atuais acionistas no bloco de controle perdem poder, e o Conselho de Administração da empresa ganha autonomia.

A proposta do novo acordo já foi classificada como um marco tão importante quanto a privatização da Vale. O acordo atual da Valepar foi assinado em 1997, quando a Vale foi privatizada, e tinha 20 anos de duração. Da forma que foi redigido, ele mantinha forte influência do Estado sobre a empresa, uma vez que a Valepar era controlada por fundos de pensão de estatais que, ao lado do BNDES, detinham maioria na holding.

Além disso, havia uma classe especial de ações de propriedade do governo brasileiro, as golden shares, que asseguravam poder de veto sobre matérias como alteração da sede da empresa e venda ou encerramento de qualquer das etapas da exploração de minério de ferro, incluindo reservas do mineral e os modais para transportá-lo, como ferrovia e portos.

“Sabemos que a Vale é a maior empresa arrecadadora de impostos e geradora de emprego e renda em nosso Município. Cave a nós sabermos quais benefícios estas mudanças vão trazer para a cidade, especialmente nas áreas de geração de emprego, investimentos, quais são estes investimentos, bem como o tempo de investimento”, disse o vereador.

Conforme ele, “um dos diretores das atuais controladoras, disse que a previsão é multiplicar o capital investido na Vale. Sendo assim, queremos saber, conhecer detalhes em relação à mineradora em nossa cidade, qual é a perspectiva de investimento aqui, até porque já perdemos muito em arrecadação do ICMS do gás, e o que nos resta é o minério de ferro”, completou.

Em seu requerimento, Luciano solicita tanto o prefeito Ruiter Cunha, como também o governador Reinaldo Azambuja, intervenham nessa questão, bem como busquem informações junto à diretoria da Vale, no sem tido de apurar todas as questões relacionados a esta proposta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas