As calçadas da histórica Avenida General Rondon, no centro de Corumbá (MS), foi palco para o tradicional desfile de 7 de Setembro, na manhã deste sábado (07). Neste ano, o Brasil completa 202 anos da sua Independência. Mais cedo, às 9h30, no Jardim da Independência, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, dando incio às celebrações do feriado nacional na cidade.
O desfile cívico-militar teve inicio às 10 horas. Pelotões das Forças Armadas e Forças Auxiliares realizaram apresentações com exibição de armamentos e viaturas oficiais. Além das instituições militares, representações civis e a Escola Municipal José de Souza Damy também desfilaram.
Como era esperado, um grande público compareceu para prestigiar o evento, que todos os anos comemora o fim dos laços coloniais com Portugal, fazendo do Brasil uma república independente. Em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro de Alcântara, também conhecido como D. Pedro I, proclamou o grito de independência brasileira, às margens do rio Ipiranga, onde hoje é a cidade de São Paulo.
Além de Dom Pedro, outro personagem que se destacou nesse contexto foi José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos grandes articuladores do grito de liberdade. A independência do Brasil aconteceu como reflexo direto da tentativa da burguesia portuguesa de recolonizar o Brasil e de reverter os avanços que tinham acontecido no país — principalmente nas questões econômicas — durante o Período Joanino.
Nos dias atuais, o desfile de Sete de Setembro representa um ato patriotismo, em respeito aos avanços e conquistas do Brasil. Presente no palanque oficial, montado no meio do trajeto na avenida General Rondon, a administração municipal participou do desfile de hoje. Seguindo o protocolo, as Forças e instituições prestaram reverência ao chefe do executivo corumbaense, Marcelo Iunes.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.