Está publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (29.5) a Lei nº 5.001, de 26 de maio de 2017, que institui o dia D de combate à tuberculose no sistema penitenciário de MS. Com isso, a data de mobilização anual passa a ser todo dia 25 de março.
O dia D agora integra o calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A lei entra em vigor na data de sua publicação. Assina o governador Reinaldo Azambuja.
Projeto
O governador assinou na semana passada o Termo Aditivo de Cooperação que permite início imediato do atendimento à população carcerária do Estado. A medida oferece condições para a cura dos detentos infectados com tuberculose e evitar que o alto índice de contaminação entre eles irradie na sociedade.
Em Mato Grosso do Sul, a população carcerária responde por 20% dos novos casos de tuberculose. O dado integra pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que aponta ainda que mais de 50% da transmissão da doença nas maiores cidades do Estado – Dourados e Campo Grande – estão relacionadas aos presídios.
O trabalho será feito em parceria com instituições nacionais e renomadas universidades do exterior. Entre elas as universidades de Yale e Stanford, duas das maiores dos Estados Unidos. “Aqui estamos iniciando um programa piloto. Nós sabemos que a presença do diagnóstico e a cura dessas pessoas dentro do sistema prisional vai possibilitar uma diminuição enorme do número de pessoas infectadas”, afirmou o governador. O trabalho focará nos detentos como forma de reduzir a doença também fora das instituições carcerárias.
Deixe seu Comentário
Leia Também
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara

Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais

Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez

PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
