Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Protesto de transportadores fecha Agesa em Corumbá

16 abril 2018 - 11h05Sylma Lima
Anel Viário, km 777 da BR 262,em frente a Agesa. Mais de 600 caminhoneiros protestam. Foto: Sylma Lima

Mais de 600 caminhoneiros foram impedidos de fechar BR 262 km 777 em frente a Agesa (Armagem Geral Alfandegário) de Corumbá, na manhã desta segunda-feira, 16 de Abril. Entretanto, a pedido da PRF a via foi liberada, mas decidiram manter a entrada da Agesa fechada, o que deve permanecer durante todo o dia de hoje. Segundo Lourival Junior, presidente do Sindicato  do Transporte e Logística do Pantanal, a medida visa impedir a entrada de caminhões no pátio da Receita Federal para despacho aduaneiro.

Lourival vai fazer uma assembléia para decidir fim do protesto

A adesão em Corumbá foi de 100% ao movimento devido a burocracia na liberação das carretas para travessia da Fronteira, pois segundo os transportadores estão tendo prejuízos de cerca de R$ 1 milhão mensal, com os entraves burocráticos, “a escolha é  aleatória na hora da liberação da carga. Antes demorava dois dias, agora demora ate sete.  Pagamos diária de hotel  aos motoristas e para o porto seco, isso faz com que os prejuízos inviabilizem a logística das empresas. A Receita se baseia na  Medida Provisória 765 onde o governo promete bônus de produtividade, mas de fato, quem paga a conta são os transportadores, porque o governo lavou as mãos”.

 Lourival explicou que atualmente é feito uma escolha de liberação que vai para três canais: Verde (liberação imediata) , amarelo (aguardar) e vermelho (cujo prazo de espera chega a uma semana). Este último é o motivo do protesto dos transportadores. Dentro do porto seco existe atualmente cerca de cem caminhões e no pátio das transportadoras mais de trezentos veículos parados. A classe vai fazer uma assembléia para decidir se continua com o protesto ou para ao meio dia.

Legalidade

A situação nesta região de Fronteira começou a ficar insuportável desde que os auditores fiscais decidiram aderir ao movimento nacional da greve, entretanto,  as atividades não estão paralisadas. Agentes fazem um ‘pente fino’ na documentação o que acaba por levar mais tempo que o necessário e emperrar o sistema. Quanto a legalidade do movimento, mesmo que visando à garantia dos direitos sociais dos trabalhadores, não pode interromper a prestação dos serviços públicos. Esse foi o entendimento do juiz Fábio Rubem David Müzel, da 4ª Vara Federal de Guarulhos (SP), ao determinar que a Receita dê continuidade a  despacho aduaneiro.

Versão cos agentes

 Fabio (ATF) diz que a situação da Fronteira é tensa. Foto: Sylma Lima

Apesar de saber que a manifestação vai dar mais trabalho aos auditores fiscais estes não são contra, pois veem no movimento uma forma de chamar a atenção do governo federal para cumprimento das leis trabalhistas previstas em medida provisória. Segundo Fabio Lemos Teixeira, analista tributário, e presidente do Sind Receita,  a mobilização local dos ATF  é uma operação padrão, como vem ocorrendo em todo país, trabalhando dentro de um patamar aceitável, “ o governo esta judiando dos servidores. Somos taxados de responsáveis pelas mazelas do país, e na verdade o governo não cumpre o que foi prometido à  nossa categoria, Nós que temos feito um trabalho de excelência no combate aos crimes trans -fronteiriços e com um efetivo reduzidíssimo. Por conta dessa situação, atrelando ao nosso movimento nacional gerou esta demora na liberação das carretas. O movimento é legítimo tanto dos transportadores quanto o nosso, mas precisa ser bem explicado para nós não sejamos mal interpretado” , disse ao Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal