Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Protesto de ribeirinhos ganha apoio da deputada federal Bia Cavassa

18 fevereiro 2019 - 08h36Sylma Lima

O último final de semana da deputada federal Bia Cavassa (PSDB) foi de intensa movimentação tanto em Corumbá quanto em Ladário A deputada pantaneira se reuniu com o legislativo e executivo daquele município a fim de tomar conhecimentos das necessidades e se inteirar das demandas mais urgentes. Bia que ganhou fôlego novo para atuar nos próximos quatro anos, uma vez que Alcides Bernal teve processo indeferido, em definitivo ,pelo Supremo Tribunal Federal, quando tentava reaver a vaga de segunda suplência.  

Mais relaxada quanto est ultima pendencia a deputada pantaneira participou de um ato de protesto da comunidade ribeirinha que sofreram as consequências do assoreamento do rio Taquari, na pela, nos últimos dias, cujas embarcações os deixaram ‘ilhados’. Alguns foram socorridos de lancha pela equipe do Corpo de Bombeiros com problemas graves de saúde e, outros foram resgatados com auxilio das forças militares, na limpeza do canal obstruído por ‘baçeiros’ que impediram a navegabilidade no leito do rio.

Toda essa situação que já vem se arrastando há mais de 30 anos, e com dezenas de anúncios da captação de recursos para a drenagem do rio, não tem surtido efeito, pois, as consequências do maior desastre ecológico do Pantanal Sul Matogrosense continuam dando reflexos negativos na vida daquela população, que não tem outro meio de subsistência, além da pesca, e não quer deixar o pouco que sobrou de suas terras.

“Todos nós acompanhamos o drama de dezenas de ribeirinhos que ficaram encalhados no Rio Negrinho nesta última semana. Por três dias eles ficaram ali sem água potável, comida e sofrendo o calor implacável, típico da nossa região. No final das contas - em uma situação de desespero - eles arriscaram suas vidas e desencalharam eles mesmos três embarcações de passageiros e gado”.

Conhecedora da problemática, Bia, lamentou a situação e falta de apoio político, “ tudo por conta de algo que já era para ter sido feito há décadas: a dragagem dos rios daquela região para aumentar o alargamento e profundidade do leito do rio - e assim minimizar o desastre ambiental que não foi provocado pelo homem pantaneiro, mas que danificou de forma permanentemente essa região do Pantanal “.

Como idealizadora do Programa Povo das Águas, um projeto que visa dar mais cidadania e qualidade de vida para o povo pantaneiro , a deputada disse que vai lutar pela recuperação do rio, “  famílias que naturalmente já vivem com muitas limitações e privações em seu ambiente  e esse descaso é tudo o que não queremos.Por isso, comuniquei minha equipe técnica para que já nesta segunda (18) iniciem um levantamento de todos os estudos e gastos já realizados nas últimas décadas em projetos que foram criados para ‘resolver a situação do assoreamento da região do Taquari’, para então cobrar responsabilidades e atitudes das autoridades competentes” .

Bia este reunida com lideranças políticas em Ladário. Foto: Assessoria de Imprensa

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército