Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Promovido pela Prefeitura, evento debate homofobia, transfobia e lesbofobia

22 maio 2019 - 08h34Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos , através da Coordenadoria de Politicas Públicas para LGBT, realizou na noite dessa segunda-feira, 20 de maio, a terceira edição do painel “LGBT em foco”.  O evento teve como tema “Homofobia, Transfobia e Lesbofobia” e contou com participações do professor da UFMS, Waldson Luciano Correa Diniz, e o presidente da Subseção da OAB-Corumbá, Roberto Ajala Lins, além da presença do Prefeito Marcelo Iunes, da secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, Coordenador de Politicas Publicas para LGBT, Marcio Kalango, e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz.

O encontro foi realizado com foco no combate a homofobia, relembrando o dia 17 de maio, quando em 1990 a Organização Mundial de Saúde excluiu o termo homossexualidade da classificação estatística de doenças e problemas relacionados à saúde.

O prefeito Marcelo Iunes falou sobre a importância do combate a LGBTfobia para a criação de uma sociedade mais justa e solidária. “Tudo passa pelo respeito. Nós precisamos falar sempre disso, do respeito uns com os outros, como seres humanos. Não podemos de forma alguma discriminar alguém por qualquer questão, ninguém é inferior por sua orientação sexual. Queremos combater ao máximo a LGBTfobia, por isso espero que a lei de combate a LGBTfobia seja aprovada para que possamos criminalizar quem cometa isso”, destacou.

A secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou o empenho da Prefeitura de Corumbá com as políticas públicas para a comunidade LGBT. “Hoje viemos aqui para ouvir e aprender, contamos com a presença do Professor Waldson e do presidente da Subseção da OAB-Corumbá Roberto Ajala para falar sobre a LGBTfobia e como combater essa situação. No dia 17 fizemos uma ação de panfletagem no centro da cidade, buscando mostrar que infelizmente a LGBTfobia existe e que nós não podemos deixar isso ocorrer. Estamos empenhados em mudar esse quadro”.

Já o coordenador de Políticas Publicas para LGBT, Marcio Kalango, lembrou que o preconceito ainda evidente na sociedade e a importância da implementação da Portaria MS nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. “Nós percebemos ainda nas ruas o preconceito, sentimos nos olhares, mas vamos continuar fortes e lutando todos os dias para combater a LGBTfobia. Ainda temos muitas batalhas para vencer, mas fico feliz em poder celebrar hoje uma conquista que é a implementação dessa portaria que respeita o uso do nome social.”

O evento contou com uma palestra do professor Waldson Luciano Correa Diniz, falando sobre os casos de violência contra LGBT no Brasil, identificação dessas situações e propostas para o melhor atendimento em situações de agressão contra LGBT. Já o presidente da Subseção da OAB-Corumbá, Roberto Ajala Lins, ministrou um bate papo sobre as leis que devem ser aplicadas nessas situações e sanou as duvidas dos presentes sobre o tema.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas
CONCURSO PÚBLICO
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário