Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Promovido pela Prefeitura, evento debate homofobia, transfobia e lesbofobia

22 maio 2019 - 08h34Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos , através da Coordenadoria de Politicas Públicas para LGBT, realizou na noite dessa segunda-feira, 20 de maio, a terceira edição do painel “LGBT em foco”.  O evento teve como tema “Homofobia, Transfobia e Lesbofobia” e contou com participações do professor da UFMS, Waldson Luciano Correa Diniz, e o presidente da Subseção da OAB-Corumbá, Roberto Ajala Lins, além da presença do Prefeito Marcelo Iunes, da secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, Coordenador de Politicas Publicas para LGBT, Marcio Kalango, e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz.

O encontro foi realizado com foco no combate a homofobia, relembrando o dia 17 de maio, quando em 1990 a Organização Mundial de Saúde excluiu o termo homossexualidade da classificação estatística de doenças e problemas relacionados à saúde.

O prefeito Marcelo Iunes falou sobre a importância do combate a LGBTfobia para a criação de uma sociedade mais justa e solidária. “Tudo passa pelo respeito. Nós precisamos falar sempre disso, do respeito uns com os outros, como seres humanos. Não podemos de forma alguma discriminar alguém por qualquer questão, ninguém é inferior por sua orientação sexual. Queremos combater ao máximo a LGBTfobia, por isso espero que a lei de combate a LGBTfobia seja aprovada para que possamos criminalizar quem cometa isso”, destacou.

A secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou o empenho da Prefeitura de Corumbá com as políticas públicas para a comunidade LGBT. “Hoje viemos aqui para ouvir e aprender, contamos com a presença do Professor Waldson e do presidente da Subseção da OAB-Corumbá Roberto Ajala para falar sobre a LGBTfobia e como combater essa situação. No dia 17 fizemos uma ação de panfletagem no centro da cidade, buscando mostrar que infelizmente a LGBTfobia existe e que nós não podemos deixar isso ocorrer. Estamos empenhados em mudar esse quadro”.

Já o coordenador de Políticas Publicas para LGBT, Marcio Kalango, lembrou que o preconceito ainda evidente na sociedade e a importância da implementação da Portaria MS nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. “Nós percebemos ainda nas ruas o preconceito, sentimos nos olhares, mas vamos continuar fortes e lutando todos os dias para combater a LGBTfobia. Ainda temos muitas batalhas para vencer, mas fico feliz em poder celebrar hoje uma conquista que é a implementação dessa portaria que respeita o uso do nome social.”

O evento contou com uma palestra do professor Waldson Luciano Correa Diniz, falando sobre os casos de violência contra LGBT no Brasil, identificação dessas situações e propostas para o melhor atendimento em situações de agressão contra LGBT. Já o presidente da Subseção da OAB-Corumbá, Roberto Ajala Lins, ministrou um bate papo sobre as leis que devem ser aplicadas nessas situações e sanou as duvidas dos presentes sobre o tema.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal