Apesar de não ser contemplado com recursos da Emenda Participativa, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) publicou em seu portal, um agradecimento pelos 3.431 votos que recebeu na campanha promovida pela deputada federal Camila Jara (PT-MS), que selecionaria o contemplado.
Nesse edital, o IHP inscreveu o projeto Rede Sócio Integrada para Prevenção, Combate ao Fogo e Restauração Ecológica frente às Mudanças Climáticas no Pantanal. A proposta é para manter em funcionamento a brigada ambiental do IHP, a Brigada Alto Pantanal, nas ações ao longo de todo o ano.
No total, o Instituto recebeu 16,27% dos votos realizados. “Não conseguimos ser selecionados nesta etapa, mas vamos continuar buscando recursos por meio de outras iniciativas para ainda garantir a manutenção do trabalho da brigada ambiental para promover restauração, ações de prevenção, educação ambiental e, se for preciso, o combate aos incêndios no Pantanal”, comenta a secretaria executiva do IHP, Yanna Fernanda.
Nessa proposta de emenda da deputada federal Camila Jara ainda há uma segunda chance e o IHP vai participar de uma ampla concorrência com novo prazo, agora em 24 de março de 2025.
Quem foi mais votado nessa Emenda Participativa foi o Instituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDPAMS), de Campo Grande. A organização vai atuar na castração de animais em situação de rua. A organização recebeu 4.020 votos, 19,06% do total.
O trabalho da brigada ambiental do IHP envolve:
- construção de um viveiro na comunidade do Paraguai Mirim,
- realização de treinamento com mulheres da comunidade para coleta de sementes e também a realização do plantio com o objetivo de ampliar as atividades de recuperação do Pantanal,
- ações de prevenção de incêndios florestais no Alto Pantanal.
A Brigada Alto Pantanal é um programa de brigada ambiental permanente, gerido pelo Instituto Homem Pantaneiro, que atua na conservação, recuperação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Pantanal.
O foco desse programa é garantir a existência de uma brigada ambiental, pois, além de atuar no combate a incêndios florestais, a equipe desenvolve uma série de ações ambientais na região da Serra do Amolar, local em que o IHP ainda mantém a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar).
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal. *Com informações do IHP
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
