O trabalho infantil será tema das tarefas escolares em Corumbá. Com o objetivo de aprender sobre o que é o trabalho infantil e suas consequências, os coordenadores e professores municipais estão sendo capacitados para estimular a consciência crítica dos alunos sobre o assunto. Para facilitar a abordagem, foi entregue o kit pedagógico aos professores inscritos no projeto MPT nas escolas 2018.
O projeto MPT na Escola é dividido em cinco etapas e, na prática, funciona assim: por meio de acordos de cooperação, técnicos das Secretarias de Educação são capacitados em oficinas para atuar como coordenadores municipais do programa; após, diretores, coordenadores pedagógicos e professores recebem instruções e multiplicam o saber nas unidades escolares, compartilhando as orientações com os demais educadores; estes, então, abordam o tema trabalho infantil em sala de aula e incentivam os alunos a produzirem tarefas que permitam avaliar a eficácia do projeto.
Além de oferecer material pedagógico, sugerindo a inclusão do assunto no currículo das escolas, o Ministério Público do Trabalho também articula parcerias junto a outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, acompanha e avalia a execução do projeto. Somado a isso, o MPT e educadores realizam debates e palestras nas escolas, com foco na conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
O prêmio possibilita a participação de crianças e adolescente nas ações de mobilização e conscientização sobre o assunto e consiste na escolha dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos e apresentados exclusivamente pelos alunos participantes do projeto. As melhores apresentações vão concorrer em nível estadual, nas categorias: esquete teatral, música, desenho, conto, poesia e curta-metragem.
Na etapa estadual, serão entregues prêmios, ainda a serem definidos, para os três melhores trabalhos de cada categoria de cada grupo. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores de cada categoria e grupo também recebem prêmio. Os primeiros colocados de cada categoria e grupo da etapa estadual serão encaminhados pelo MPT-MS para o Prêmio MPT na Escola Nacional, organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda

Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias

Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural

Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes

PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus

Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova

Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
