Menu
domingo, 01 de agosto de 2021
Geral

Projeto MPT na Escola leva combate ao trabalho infantil para escolas da REME

16 agosto 2018 - 11h04Prefeitura de Corumbá

O trabalho infantil será tema das tarefas escolares em Corumbá.  Com o objetivo de aprender sobre o que é o trabalho infantil e suas consequências, os coordenadores e professores municipais estão sendo capacitados para estimular a consciência crítica dos alunos sobre o assunto. Para facilitar a abordagem, foi entregue o kit pedagógico aos professores inscritos no projeto MPT nas escolas 2018.

O projeto MPT na Escola é dividido em cinco etapas e, na prática, funciona assim: por meio de acordos de cooperação, técnicos das Secretarias de Educação são capacitados em oficinas para atuar como coordenadores municipais do programa; após, diretores, coordenadores pedagógicos e professores recebem instruções e multiplicam o saber nas unidades escolares, compartilhando as orientações com os demais educadores; estes, então, abordam o tema trabalho infantil em sala de aula e incentivam os alunos a produzirem tarefas que permitam avaliar a eficácia do projeto.

Além de oferecer material pedagógico, sugerindo a inclusão do assunto no currículo das escolas, o Ministério Público do Trabalho também articula parcerias junto a outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, acompanha e avalia a execução do projeto. Somado a isso, o MPT e educadores realizam debates e palestras nas escolas, com foco na conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

O prêmio possibilita a participação de crianças e adolescente nas ações de mobilização e conscientização sobre o assunto e consiste na escolha dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos e apresentados exclusivamente pelos alunos participantes do projeto. As melhores apresentações vão concorrer em nível estadual, nas categorias: esquete teatral, música, desenho, conto, poesia e curta-metragem.

Na etapa estadual, serão entregues prêmios, ainda a serem definidos, para os três melhores trabalhos de cada categoria de cada grupo. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores de cada categoria e grupo também recebem prêmio. Os primeiros colocados de cada categoria e grupo da etapa estadual serão encaminhados pelo MPT-MS para o Prêmio MPT na Escola Nacional, organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fiscalização
Drogas postadas nos Correios de Corumbá e Capital seguiriam até para Hong Kong
Calendário
Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro
Apoio Internacional
Governo busca investimento dos Estados Unidos para Pantanal e Rio Taquari
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 38 milhões neste sábado
Facilidade
Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online
Olímpiadas
Brasil vence Egito e vai à semifinal do futebol masculino olímpico
Boa Notícia
AGESUL vai construir duas pontes de concreto entre a BR-262 e Porto Esperança
Plantão
Cinco incêndios urbanos são registrados nas últimas 24 horas em Corumbá
Acidente
Carro sai da pista na BR 262 e motorista morre logo após resgate
Destaque
Policiais Militares de Corumbá recebem nova homenagem por combate à criminalidade

Mais Lidas

Acidente
Carro sai da pista na BR 262 e motorista morre logo após resgate
Fiscalização
Drogas postadas nos Correios de Corumbá e Capital seguiriam até para Hong Kong
Boa Notícia
AGESUL vai construir duas pontes de concreto entre a BR-262 e Porto Esperança
Previsão
Mais duas frentes frias devem atingir MS em agosto