Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Projeto desenvolvido no IFMS centraliza conteúdos digitais para surdos

Desenvolvido como trabalho de conclusão de curso de estudante do Campus Campo Grande, Surdo Flix propõe trazer amplo leque de assuntos em Libras

03 maio 2021 - 13h13ASCOM IFMS

Desenvolver um canal de divulgação para que pessoas surdas possam acessar conteúdos digitais produzidos por e para quem tem deficiência auditiva. Foi a partir desta ideia que o estudante Christian Fernando Costa, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), criou o Surdo Flix.

O canal, ainda não disponível para acesso de todos, irá oferecer ao usuário a possibilidade de encontrar um amplo leque de assuntos em Libras nas categorias Educação, Culinária, Curso de Libras, Maquiagem, Entretenimento, Eventos, Música, Filmes e Série, entre outras.

“A inspiração é a falta de acessibilidade na internet para as pessoas com surdez, usuárias de Libras. A intenção é ajudar a comunidade surda com um site que divulga conteúdos na linguagem de sinais”, revela Christian, 26, que desenvolveu o Surdo Flix como trabalho para conclusão do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, apresentado na sexta-feira, 30.

Com 5% da população brasileira sofrendo algum problema relacionado a surdez, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a iniciativa de Christian se soma a outras que ajudam a centralizar conteúdos produzidos por jovens surdos em todo país, que buscam a inclusão também em temas e assuntos comuns à juventude

Orientado pela professora Celeny Alves, com coorientação do professor Márcio Osshiro, o projeto contou com a participação de vários servidores do campus tanto para o desenvolvimento da programação do site quanto para a definição das categorias de conteúdos que iriam ser disponibilizadas.

“As postagens do Surdo Flix contêm título e links para redes sociais da pessoa surda criadora do conteúdo: Youtube, Facebook e Instagram. O usuário irá acessar conteúdos nas redes sociais da própria pessoa”, explica Celeny.

Formação - A orientadora destaca que a trajetória acadêmica de Christian - que representou um grande desafio para professores e técnicos-administrativos do campus, devido às adaptações metodológicas necessárias -, é hoje motivo de orgulho para a comunidade acadêmica.

“O Christian é um grande exemplo de dedicação, força de vontade e alegria. Sempre comunicativo com todos da sala de aula, geralmente era um dos primeiros alunos a chegar, cursou as disciplinas se dedicando às atividades, mesmo com suas dificuldades físicas e de comunicação”, relata.

Para Christian, que tem paralisia cerebral e surdez, a experiência no IFMS e o Surdo Flix são alguns dos vários projetos que ele ainda pretende desenvolver para contribuir com a inclusão da comunidade surda.

“Aqui [no IFMS] adquiri conhecimento na área da programação, tive experiência com as aulas, contatos com professores e colegas, e assim fui me desenvolvendo. Após me formar, em julho, quero trabalhar para ajudar os surdos, uma possibilidade, inclusive, é continuar com o projeto Surdo Flix”, afirma.

Libras - Reconhecida e oficializada em 2002, pela Lei 10.436, a Língua Brasileira de Sinais é a forma de comunicação e expressão, com estrutura gramatical própria, que constitui a língua de pessoas surdas do Brasil.

Segundo a legislação, é dever das instituições públicas apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas.

No IFMS, as iniciativas relacionadas à inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência são coordenadas e acompanhadas pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes).

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 35°C nesta quinta-feira
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário