Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Projeto de Lei prevê atendimento psicológico em serviços de saúde pública

04 maio 2019 - 06h23Câmara de Corumbá

Está tramitando na Câmara de Corumbá, um Projeto de Lei de autoria do vereador Gabriel Alves de Oliveira, que prevê a disponibilização de atendimento psicológico ao responsável, atendente pessoal e familiar de pessoa com deficiência em ações e serviços de saúde pública.

A proposta foi apresentada durante sessão do Poder Legislativo corumbaense tendo em vista a necessidade de familiares, responsáveis e atendentes pessoais tenham acesso ao atendimento psicológico da rede pública municipal, para que possam cuidar e conviver com a pessoa com deficiência de forma mais saudável.

Pelo Projeto, o atendimento psicológico será disponibilizado à pessoa considerada responsável, com poder de representar uma pessoa que seja menor de idade ou incapaz; ao atendente pessoal, membro ou não da família, que com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais a pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas; bem como ao conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.

“São vários os relatos de familiares de pessoas com deficiência sobre a inexistência de apoio psicológico. A atenção e cuidados exigidos podem alterar completamente a rotina destas famílias. Por isso fazendo esta proposta que é de extrema importância proporcionar o atendimento necessário”, explicou Gabriel.

Ele ressalta ainda que o atendimento proposto no Projeto de Lei está previsto na Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), no artigo 18, parágrafo 4º, inciso V, que assegura atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário; que as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais.

Gabriel observa ainda que Corumbá possui excelentes psicólogos para atuar na área, formados no Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “São profissionais capacitados, aptos a prestar um atendimento psicológico ao responsável, ao atendente pessoal e aos familiares das pessoas com deficiência, buscando promover o acesso e a permanência de todos nos diferentes espaços sociais, sem discriminações”, concluiu.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24