Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Projeto de Lei obriga que prefeitura pague escola particular caso não tenha vaga na Reme

24 agosto 2021 - 08h22Redação

Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei de autoria do vereador Chicão Vianna, que obriga o Poder Público Municipal a oferecer vagas para todas as crianças em idade adequada, matrículas em instituições de educação infantil na rede privada, em caso de falta de vagas na rede pública ou conveniadas. 

O Projeto de Lei foi apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 23 de agosto, e visa a cobertura integral das crianças na rede de educação infantil, inclusive creches, como forma de garantir o direito à educação a todos os cidadãos, conforme o que estabelece a Constituição Brasileira. 

Estabelece também que as vagas oferecidas deverão estar próximas da moradia da criança ou próximas da instituição pública ou conveniada onde foi pleiteada a vaga originalmente. 

Além disso, a proposta obriga ainda que a Lei seja fixada, de forma integral, nos locais de inscrição das creches para que as famílias tenham ciência de sua existência, punindo com falta grave o responsável pela creche que deixar de realizar a publicação a fim de orientar a população. 

Na Zona Rural 

Por outro lado, Chicão Vianna apresentou uma indicação na sessão, sugerindo ao prefeito Marcelo Iunes, em comunhão de esforços com  o Governo do Estado, o reaproveitamento das lajotas que serão retiradas da área central que receberão pavimento asfáltico, para pavimentar vias existentes nas regiões do Porto Morrinho e do Distrito de Albuquerque, reduzindo assim, os custos que seriam necessários para realizar esse tipo de obra naquelas duas comunidades da Zona Rural. 

Racionamento de Água

O vereador sugeriu ainda à Prefeitura, a realização de uma campanha de conscientização sobre a necessidade do racionamento de água. “Estamos atravessando um período de estiagem severa, onde a Sanesul, empresa responsável pelo serviço de abastecimento, já vem indicando que há a possibilidade de enfrentarmos uma crise de abastecimento na cidade. Diante disso, é necessário que a Prefeitura busque conscientizar a população a respeito da situação hídrica em que nos encontramos”, enfatizou. 

Liga Árabe  

Em outra indicação apresentada pelo vereador, ele sugere ao prefeito, em comunhão de esforços com a comunidade árabe de Corumbá, realizar estudos visando dar nova utilidade ao prédio da Liga Árabe de Corumbá, na esquina das ruas América e Antonio João. “O local pode atender o Município no desenvolvimento de projetos sociais, culturais, entre outros, dando nova função social àquele imóvel que é de grande importância para nossa cidade”, completou. 

Santa Casa 

Chicão Vianna voltou a questionar o perfeito funcionamento do Portal de Transparência da Santa Casa de Corumbá. Dessa vez, ele apresentou um requerimento solicitando envio de documento à Procuradoria da República do Município de Corumbá, em nome do Procurador da República Titular do Ofício Responsável pelo IC nº 1.21.004.000188/2019-99, para que informe à Câmara Municipal se está havendo, ou se houve cumprimento da Recomendação nº 19 de 29 de Outubro de 2019, tendo em vista que no site da Associação Beneficente de Corumbá (https://santacasacorumba.com.br/publicacoes-pesquisar), pode-se notar aparente descumprimento à recomendação, assim como às diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação 12.527, de 12 de novembro de 2011. 

“No site consta apenas balancetes mensais das despesas da instituição, que é gerida por dinheiro público e administrada por uma junta interventora composta por membros do Poder Executivo Municipal, enquadrando-se assim nas diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação”, ressaltou. 

Homenagens 

Na sessão de ontem, Chicão teve aprovada homenagens por meio de  Moções de Congratulações à senhora Marcelly Aparecida Gonçalves Biava Moreira, pela inauguração do novo empreendimento em Corumbá, “Corumbá Beauty”, e às senhoras Glória de Brito Paiva e Juliana Souto Mayor Ramos, pela inauguração do também novo empreendimento “I Wanna Sleep”. “São homenagens mais do que justas. Todas demonstraram determinação e empenho exemplares, acreditando no potencial da nossa cidade”, concluiu. 

 

Informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Corumbá

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24