Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Projeto de Lei obriga prestadores de serviços a atender Lei de Acesso à Informação

16 maio 2019 - 09h00Câmara de Corumbá

Está em tramitação no Poder Legislativo Corumbaense, um Projeto de Lei que obriga as empresas privadas que prestam serviços a órgãos públicos, a atender os critérios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação.

A proposta foi apresentada pelo vereador Gabriel Alves de Oliveira e, se aprovada, vai obrigar as empresas terceirizadas vencedoras de licitações, e que prestam serviços aos órgãos públicos do Município de Corumbá, a publicar o nomes de seus sócios e empregados, além de seus cargos, salários e jornadas de trabalho, no portal da transparência.

“Entendemos que a cidade precisa de mais transparência no tocante a informações dos prestadores de serviços. A partir do momento em que uma empresa privada recebe verba pública, ela deve passar pelos mesmo critérios que a Lei de Acesso à Informação nos aplica”, citou Gabriel.

“O direito à informação pública está ligado diretamente à noção de democracia e o acesso às informações públicas possibilita uma participação ativa da sociedade nas ações governamentais e, consequentemente, traz inúmeros ganhos como prevenção da corrupção, melhoria da gestão pública e do processo decisório, fortalecimento da democracia e do controle social”, comentou.

“A obrigatoriedade de divulgar informações minuciosas sobre as empresas contratadas certamente traria mais transparência à gestão pública e dificultaria a prática do favorecimento indevido de familiares, bem como a contratação de pessoas sem qualificação em troca de favores políticos”, completou.

Pelo Projeto de Lei, as empresas terceirizadas deverão apresentar no prazo de 30 dias, a partir da assinatura do contrato com os órgãos públicos municipais, no portal de transparência do contratante, todas as informações elencadas na proposta, sob pena de pagamento de multas, e 15 dias, após penalizadas, para regularização, com risco de ter contrato rescindindo automaticamente, se não cumprir o prazo estabelecido.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PF de MS recebe 23 viaturas e recebe 29 novos policiais federais
GERAL
Concursos da PM e CBM possuem novos cronogramas de atividades
COVID-19
MS registra quase 151 mil casos confirmados de coronavírus e 2,7 mil óbitos pela doença
VACINA COVID-19
Vacinas chegam em MS nesta segunda e campanha deve ter início às 16 horas
POLICIAL
Policiais detém dois homens após briga no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
ECONOMIA
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
GERAL
Bombeiros resgatam vaca que caiu em poço artesiano de 8 metros no Assentamento Taquaral
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem