A sul-mato-gorssende Bianca Tupikin foi premiada como Arquiteta e Urbanista do Ano de 2024 pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Bianca é especializada em Gestão e Gerenciamento em Recursos Hídricos e atuou na formação e orientação de moradias sustentáveis em communidades indígenas. Entre seus projtos, está a Casa Eco Pantaneira, desenvolvida na APA Baía Negra, que ganhou representatividade nacional.
Bianca foi indicada ao prêmio pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS) e teve o nome escolhido pelo Conselho Consultivo da FNA, formado pelos ex-presidentes da federação, em 24 de outubro. Segundo a conselheira e coordenadora do AU 2024, Valeska Peres Pinto, a profissional tem atuação pela habitação popular e militância pela categoria.
Para a presidente da FNA, Andréa dos Santos, “após os eventos climáticos que o país sofreu ao longo deste ano, homenagear profissionais com iniciativas voltadas à sustentabilidade é uma forma, também, de trazer o debate sobre o futuro das nossas cidades”.
A premiação será entregue durante o 48º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) que, este ano, ocorrerá de forma virtual entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro. Durante a solenidade, também será entregue menção honrosa à arquiteta Roberta Lia Nascimento da Silva, indicada pelo sindicato do Amapá.

Também será feita uma homenagem in memorian ao arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Batista pelos serviços prestados como professor da Universidade Federal da Bahia e como presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). A indicação para homenagem póstuma foi realizada pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado da Bahia (Sinarq/BA).
Em declaração do Capital do Pantanal, Bianca Tupikin, relata que a construção na APA Baía Negra exigiu grandes esforços de toda a equipe. "Apesar do grande desafio que o projeto nos exigiu, foi enriquecedor e compensador, entregar moradia de qualidade, utilizando recursos locais, de baixo custo e baixo carbono. Buscamos por mais apoio para levar mais casas sustentáveis para a região", incentiva.

Sobre o projeto Casa Eco Pantaneira
A Casa Eco Pantaneira é um projeto arquitetônico dedicado aos moradores de comunidades ribeirinhas do Pantanal sul-matogrossense, localizadas na Área de Preservação Permanente (APA) Baía Negra, na cidade de Ladário. A construção de moradias sustentáveis, realizada pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Mato Grosso do Sul (Sindarq-MS), tem por objetivo impulsionar a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) na região.
A parceria é uma ação do Sindarq-MS com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Ecoa (Organização Não-Governamental) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU), visando ensinar a comunidade local os princípios da autoconstrução considerando as mudanças climáticas.

Por meio da identificação das precárias condições de moradia na APA, 11 arquitetos e urbanistas conheceram as famílias e atuaram em propostas de adequação para aproximadamente 30 famílias, incentivando o uso de materiais locais e de baixo carbono, respeitando as recomendações ambientais do Conselho Gestor da Baía Negra, composto por representantes governamentais e da sociedade civil.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
