Menu
domingo, 15 de junho de 2025
Pantanal Tec
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Projeção de inflação tem terceira queda seguida e passa para 7,23% neste ano

03 outubro 2016 - 10h09Agência Brasil

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram, pela terceira vez seguida, a projeção de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), neste ano, de 7,25% para 7,23%. Para 2017, a projeção foi mantida em 5,07%. Essas estimativas são da pesquisa Focus, elaborada pelo BC com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores da economia.

Mesmo com as reduções, a estimativa para a inflação em 2016 estoura o teto da meta, que é 6,5%. Para 2017, a projeção não supera o teto da meta (6%), mas ultrapassa o centro, que é 4,5%.

O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

 Por outro lado, quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes anteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.

Desde julho de 2015, os juros básicos estão em 14,25% ao ano, no maior nível desde outubro de 2006. As instituições financeiras mantiveram a projeção para a Selic em 13,75%, ao final deste ano, e em 11%, no fim de 2017.

A projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, se mantevem em 3,14%, este ano. Para 2017, a expectativa de crescimento também não foi alterada: 1,30%.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Luto de três dias em Corumbá: médica morta em acidente atendia na rede municipal
Plantão
Prefeitura de Ladário decreta luto oficial de três dias após acidente fatal na BR-262
Plantão
Andrezza Felski é confirmada como vítima de acidente na BR 262
Aposta
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 100 milhões
Tempo
Fim de semana com sol, períodos nublado e possibilidade de chuva
Sábado tem máxima de 32°C e Domingo 29°C
Prestação de Serviço
Ação itinerante da Sanesul atende moradores de Ladário até 17 de junho
Esporte
Festival Paralímpico na Capital promove inclusão e incentivo ao esporte adaptado
Plantão
Banho em praça pública é destaque no plantão dos Bombeiros
Plantão
Idoso sofre ferimentos em atropelamento no Cristo Redentor
Tempo
Sexta-feira tem sol e elevação na temperatura
Corumbá e Ladário tem mínima de 15°C e máxima de 34°C

Mais Lidas

Plantão
Andrezza Felski é confirmada como vítima de acidente na BR 262
Plantão
Luto de três dias em Corumbá: médica morta em acidente atendia na rede municipal
Cultura
Estreante no São João, Paixão Pantaneira promete inovar com coreografias estilizadas
Plantão
Prefeitura de Ladário decreta luto oficial de três dias após acidente fatal na BR-262