Menu
quarta, 21 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Programa prevê 54 casas populares nos bairros Aeroporto e Guatós

21 janeiro 2026 - 15h20Danielly Carvalho

Um novo projeto habitacional promete ampliar o acesso à moradia em Corumbá. Nesta quarta-feira (21), foi apresentado o programa FDS Entidades, que prevê a construção de 54 casas populares nos bairros Aeroporto e Guatós, por meio de parceria entre o município, os governos estadual e federal, dentro do Minha Casa Minha Vida.

A apresentação ocorreu no ginásio poliesportivo e reuniu cerca de 150 famílias cadastradas na Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Os participantes ainda passarão por todas as etapas do processo seletivo, como análise de documentos e aplicação de critérios técnicos, até a definição dos beneficiados. A execução do projeto ficará sob responsabilidade do Instituto de Apoio à Moradia, Assistência e Cidadania (IAMAC), credenciado por chamamento público concluído no fim de 2025.

Voltado a organizações sem fins lucrativos, o FDS Entidades integra o Minha Casa Minha Vida e utiliza recursos do Fundo de Desenvolvimento Social. As propostas são avaliadas pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal, que acompanham tanto a seleção das famílias quanto a execução das obras.

Durante o evento, a presidente do IAMAC, Maria de Lourdes Afonso de Oliveira, comentou o início das atividades no município. “É um prazer enorme estar aqui hoje, dando início a este trabalho. Quero agradecer as autoridades e as equipes que contribuíram para que isso se tornasse realidade”, afirmou.

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira destacou que o processo será conduzido de forma aberta e com acompanhamento institucional. “Queremos conduzir todo esse processo com transparência, para que todos saibam como funciona a seleção e por que cada vaga é destinada”, disse. Ele também informou que o Ministério Público deve acompanhar as próximas etapas. “Queremos fazer uma entrega verdadeira, que faça diferença na vida das pessoas. Construir casas é dar dignidade às famílias”, afirmou.

A apresentação contou ainda com a presença do procurador-geral do Município, Roberto Lins. Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Madson Ramão, ressaltou o caráter inédito da iniciativa. “Corumbá nunca havia sido beneficiada com o programa do FDS. Agora vocês têm a oportunidade de participar de forma transparente de todo o processo”, disse.

Segundo Madson, além do FDS Entidades, outra frente habitacional está em andamento no município, com a previsão de construção de 184 casas no bairro Guatós, em parceria com os governos estadual e federal.

O IAMAC atua na execução de empreendimentos habitacionais urbanos e rurais em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo projetos em parceria com prefeituras e o governo estadual. A instituição afirma ter como foco a redução do déficit habitacional, aliando qualidade, responsabilidade socioambiental e transparência no uso de recursos públicos.*Com informações da Assessoria, PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Procon alerta e manda retirar fórmulas infantis da Nestlé em Corumbá
Concurso
TJMS anula 4 questões e divulga resultado de concurso para juiz substituto
Direitos Humanos
Programa Adoção à Distância impacta mais de 190 crianças e adolescentes em Corumbá
Justiça
Prazos processuais voltam a contar nesta quarta-feira, 21
tempo
País tem maioria das regiões em alerta para chuvas intensas nesta quarta
Plantão
Filhote de tucano é resgatado após cair do ninho na Praça da Independência
Tempo
Quarta-feira de calor e baixa umidade do ar
Corumbá e Ladário têm mínima de 22°C e máxima de 38°C
Oportunidade
Inscrições para barracas no Carnaval 2026 seguem até 21 de janeiro
esporte
Inscrições para futsal e futebol em Ladário começam nesta quarta-feira
Crianças e adolescentes poderão se matricular presencialmente; vagas são limitadas
geral
Troca de comando marca nova fase do 1º Esquadrão de Helicópteros em Ladário

Mais Lidas

Política
MP alega que serviços em contrato deveriam ser executados por servidores
saúde
Saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
polícia
Operação Expurgo atinge rede de tráfico internacional com alvos em MS e SP
esporte
Inscrições para futsal e futebol em Ladário começam nesta quarta-feira
Crianças e adolescentes poderão se matricular presencialmente; vagas são limitadas