O programa Envelhecer nos Territórios, desenvolvido pelo Governo Federal e executado em Corumbá pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi apresentado na manhã desta quinta-feira (16) com a presença do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira e da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa. A proposta busca promover o direito de envelhecer com dignidade e fortalecer a rede de proteção às pessoas idosas no município.
A apresentação foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvânio Chagas, e pela diretora-geral do câmpus Corumbá, Renilce Miranda Cebalho Barbosa. O projeto integra uma política nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e é financiado por emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende.
Em Mato Grosso do Sul, 40 agentes de direitos humanos serão capacitados, dez deles em Corumbá. Esses agentes receberão formação específica e atuarão em campo durante 12 meses, com bolsa mensal de R$ 750. A meta é alcançar cerca de duas mil pessoas idosas, por meio de visitas domiciliares que permitirão identificar possíveis violações de direitos e encaminhar os casos aos serviços públicos competentes. O edital para seleção e capacitação dos participantes deve ser lançado nas próximas semanas.
Para o prefeito Dr. Gabriel, o programa simboliza um passo importante na valorização da pessoa idosa e na consolidação de políticas públicas voltadas ao cuidado e à dignidade. “Esse programa traz um olhar humanizado, técnico e contínuo sobre a realidade dos nossos idosos, contribuindo para garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida”, afirmou.
A vice-prefeita Bia Cavassa destacou a importância da articulação entre as instituições para fortalecer o cuidado com a população idosa. “Essa integração é fundamental para que o cuidado com os idosos vá além da assistência, alcançando o fortalecimento da cidadania e do protagonismo dessa faixa etária”, ressaltou.
Criado pela Portaria nº 561, de 4 de setembro de 2023, o programa Envelhecer nos Territórios incentiva a criação de órgãos municipais de gestão das políticas voltadas aos idosos e o fortalecimento dos conselhos de direitos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Licenciamento 2025: 55% pagaram em dia e Detran avança na digitalização

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões

Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá
Corumbá e Ladário terão fim de semana com chuva e variação de temperatura
Sábado pode ter pancadas e granizo; domingo, dia do Enem, será de sol entre nuvens

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

Servidores de Corumbá são premiados no encerramento dos Jogos 2025

Amistoso entre Brasil e Bolívia celebra respeito e diversidade cultural

Ação em Corumbá promove adoção responsável de cães e gatos neste sábado

Setor industrial de MS cria mais de 1.250 empregos em setembro, aponta Fiems



Iniciativa "Envelhecer nos Territórios" vai capacitar agentes para identificar violações e garantir direitos da pessoa idosa. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)


