Menu
sexta, 19 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Programa de qualificação profissional irá inserir jovens de MS no mercado de trabalho

10 julho 2024 - 09h26Redação do Capital do Pantanal

O lançamento do PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) de Mato Grosso do Sul aconteceu nesta terça-feira, 09 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal, com a presença do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Na ocasião foi assinado o termo de cooperação com os parceiros do programa.

O PAP foi implantado em Mato Grosso do Sul em 2023 como projeto piloto, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, em duas unidades da Rede Estadual no município de Três Lagoas (escolas João Magiano Pinto e Dom Aquino Corrêa), com ações direcionadas para a criação de oportunidades de inclusão econômica e social para os jovens, bem como a formação de profissionais qualificados para atender as demandas específicas do setor produtivo.

Para o secretário Hélio Daher, o programa reafirma o compromisso com a educação profissional e auxilia os estudantes a não abandonar a escola por precisarem ajudar nas despesas de casa.

"É muito triste ouvir do estudante que ele vai parar de estudar. Uma vez um menino falou que ia trabalhar no supermercado e que em três anos viraria caixa e ganharia mais. Me perguntou se ele continuasse estudando ele iria arrumar um emprego que pagasse igual. Esse programa proporciona isso", afirma o secretário.

O PAP é um programa de qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, destinado para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência sem limite de idade.

No evento, Euclides Rios Almiron, pai de uma estudante do CEEP Widal Roma, deu um depoimento emocionante aos participantes da cerimônia, enaltecendo o programa.

"Vocês estão tendo a oportunidade de aprender, trabalhar em grandes firmas, com autoridades e ainda ganhar dinheiro, então se esforcem, deem o melhor de vocês. Existem muitos projetos bonitos que estão na gaveta, mas esse é ótimo, ele vai realizar sonhos", disse Euclides.

O secretário Hélio Daher afirma que o programa irá auxiliar os estudantes a não abandonarem a escola. Foto: Ricardo Agra/SED

Maria Fernanda Freitas dos Santos, estudante do CEEP Hércules Maymone, que afirmou que o PAP não é apenas uma qualificação e que o programa lhe abriu novos horizontes.

"Eu percebi que a qualificação não é para ser uma série de certificados, é antes de tudo, um processo transformador que moda a nossa parada e abriu a nossa visão de onde deve ser. Tive a chance de estudar em uma empresa que está inserindo um percurso de trabalho, convivendo e aprendendo com profissionais que estão dispostos para me ensinar a cada vez mais. Esse movimento diário não só me permitiu a prática, do que aprendi na teoria, mas também me proporcionou lições muito bem além dos livros e salas de aulas", explica a estudante.

Para finalizar, o secretário agradeceu a presença das empresas parceiras no evento e garantiu que o programa potencializa o objetivo de manter os estudantes nas escolas.

"Não posso mais ouvir de um aluno que ele vai deixar de estudar porque ele precisa começar logo a trabalhar e é por meio de iniciativas de instituições como a de vocês, que acreditam na educação, é que a gente vai chegar mais longe. Então levem para vocês, para as empresas de vocês o agradecimento e a expectativa que esse é só o começo de um trabalho que vai crescer muito. E cada vida que a gente mudar, a gente muda uma família lá na frente. Se Deus quiser vamos mudar milhares de vidas com esse programa e com outros programas que ainda vamos fazer”. Informações da Comunicação SED.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Operação conjunta recupera objetos furtados na Igreja Nossa Senhora da Candelária
Participação Popular
Responda a pesquisa que vai deixar o Capital do Pantanal com a sua cara
Mais do que informar, queremos estar presentes na vida dos leitores com pautas que sejam interessantes e importantes para o dia a dia
Oportunidade
Concurso público unificado da Justiça Eleitoral: prazo de inscrição termina hoje (18)
Em Campo Grande
Fazenda da família de Michel Teló é multada por desmatamento ilegal
Consumidor
Preço do etanol sobe média de R$ 0,40 em uma semana no estado
Empreendedorismo
Etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas em MS
Moda
Estilista de MS cria coleção com famosas onças da artista visual Lúcia Martins
Direitos Humanos
Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% em 2023
Educação
Prouni 2º semestre: inscrições começam na próxima terça-feira
Gestão
Economista Cristiane Schmidt assume a presidência da MSGÁS

Mais Lidas

5 mandados
Operação da PF combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Corumbá
Últimas 24 horas
Óbito de motociclista em Ladário é destaque no plantão dos Bombeiros
Últimas 24h
Plantão registra facada, agressão física e resgate fluvial no Pantanal
Atualização
Equipes mantém monitoramento nas regiões Maracangalha e Morro do Urucum