Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Programa de crédito de carbono na agricultura familiar de MS é destaque em evento interamericano

O encontro debateu o pagamento por serviços ambientais prestados pela Agricultura Familiar (AF) visando a ampliação de casos de sucesso do Brasil no setor agroambiental

13 fevereiro 2025 - 10h40Portal do Governo do MS

Mato Grosso do Sul caminha para inserir a produção rural familiar em um modelo mais sustentável, contribuindo para a preservação ambiental e a geração de créditos de carbono. Isso graças ao Programa Agroflorestar MS- Carbono Neutro, voltado para a agricultura familar.

Os detalhes do programa foram apresentados pelo secretário-executivo de Agricultura Familiar (SEAF), Humberto de Mello, da Semadesc, que participou do Café da Manhã com Debate, promovido em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento realizado ontem, 12 de fevereiro, em Brasília, teve como tema “Agro em Clima de Mudança - Oportunidades para a Agricultura Familiar no Mercado Climático”. O encontro debateu a inserção da Agricultura Familiar no Mercado de Carbono, o pagamento por serviços ambientais prestados pela Agricultura Familiar (AF) visando a ampliação de casos de sucesso do Brasil no setor agroambiental.

Em sua participação, Mello explicou que o programa do Governo de MS prevê a implementação de sistemas agroflorestais, que integram o cultivo de árvores frutíferas e madeireiras com a produção agrícola tradicional. A iniciativa atenderá 57 mil famílias de agricultores familiares, além de 20 mil famílias de povos originários e 3 mil famílias de comunidades tradicionais.

Agrofloresta como Modelo Sustentável

O Programa Agroflorestar MS – Carbono Neutro é desenvolvido pela Associação dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (Apoms), em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

"O objetivo é possibilitar que os agricultores familiares ingressem no mercado de créditos de carbono, gerando renda a partir da preservação e recuperação ambiental", afirmou o secretário-executivo da SEAF.

O programa abrange os três principais biomas do estado – Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica – e busca diversificar a produção em 2.000 hectares, promovendo práticas agroecológicas, redução do uso de insumos químicos e melhoria da fertilidade do solo.

Parcerias e Comercialização de Créditos de Carbono

O programa é uma parceria estratégica com o Rabobank e o Programa ACORN que permite que pequenos produtores acessem plataformas de certificação e comercialização de créditos de carbono no mercado nacional e internacional. Essa iniciativa facilitará a medição, validação e venda dos créditos gerados, agregando valor à produção agrícola sustentável.

O projeto, segundo Mello visa não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também garantir benefícios diretos aos agricultores, como sustentabilidade ambiental: uso de práticas agroecológicas e resgate de cultivos ancestrais, incluindo espécies nativas como cumbaru, pequi, jatobá, erva-mate, guavira, macaúba e marolo; sustentabilidade social: incentivo à permanência da juventude rural na produção familiar, fortalecendo a sucessão familiar no campo e sustentabilidade econômica: aumento da renda familiar com a certificação e venda de créditos de carbono e a diversificação da produção vegetal.

Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, municípios de Mato Grosso do Sul cadastraram produtores para implementação do projeto. "As agroflorestas já estão em diferentes estágios de implantação, demonstrando o avanço da iniciativa. Com essa estratégia inovadora, Mato Grosso do Sul se posiciona na vanguarda da agricultura sustentável no Brasil, promovendo inclusão social, conservação ambiental e desenvolvimento econômico para as famílias que vivem da terra", concluiu Mello.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água
Meio Ambiente
Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
24 horas
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
Tempo
Sábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana
Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Mais Lidas

Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Polícia
Militar de Corumbá preso com supermaconha quebrou o próprio celular no flagrante
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março