Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Programa auxilia educadores do Pantanal a vencer desafios causados pela pandemia

25 maio 2022 - 08h18Redação

Profissionais da rede municipal de ensino de das cidades de Corumbá e Ladário participarão da edição 2022 do Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O programa oferece apoio para lidar com os desafios causados pelo distanciamento social na pandemia. Neste ano, além de orientar para a realização de aulas presenciais com segurança, há reforço nas orientações para evitar a evasão escolar.   

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim, das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão para os participantes contribuírem com a melhoria da educação no município.  

O público-alvo do programa são secretários de Educação e gestores de escolas. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social.  

Em Corumbá, o PVE atende 25 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Educação e gestores escolares, e aproximadamente 800 professores, beneficiando 15 mil alunos de 13 escolas. Segundo o secretário Municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu, o programa fortalece a educação no município, por meio de consultorias e formações continuadas que ajudam os profissionais a melhorarem a didática em sala de aula. O secretário destaca também o envolvimento da comunidade nas ações de mobilização social.  

Entre as iniciativas realizadas com o apoio do PVE que engajaram a comunidade, estão projetos de contação de histórias e de incentivo à leitura, como: “Tenda Literária no Arraial do Banho de São João”, “Ciranda Literária” no Distrito de Albuquerque, “Varal Literário”, e “Blitz Literária de Cordéis na Fronteira Brasil-Bolívia”, no qual os cordéis trazem uma mensagem de preservação do bioma pantaneiro. 

“Desde que o PVE chegou a Corumbá, o município tem sido muito ativo. O programa engaja os profissionais da educação e a população a somarem esforços para impulsionar o desenvolvimento regional, de forma sólida, com avanços que também irão beneficiar as futuras gerações”, afirmou Genilson de Abreu. 

No município vizinho, em Ladário, o apoio do PVE possibilitou à Secretaria Municipal de Educação criar um grupo de formadores locais que desenvolvem atividades com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desde 2018. Até o ano de 2021, a pasta informa que foram atendidos cerca de sete mil alunos, aproximadamente 40 professores, além da equipe gestora das unidades escolares. 

Segundo a secretária Municipal de Educação de Ladário, Elizama Medina de Ávila, a equipe pedagógica desenvolveu estratégias para acompanhamento sistemático das aprendizagens, registro das informações e outras ações que, apesar de fazerem parte do cotidiano, foram aprimoradas e estimuladas a partir da matriz de competências introduzidas pela formação PVE. 

Em Ladário o PVE formou um grupo de formnadores locais que desenvolvem atividades desde 2018. Foto: Divulgação

"A contribuição do programa no planejamento estratégico da Secretaria, principalmente para atravessamos o tempo pandêmico, foi muito importante com a presença de apoiadores da formadora, as webinares e toda assessoria dispensada aos municípios, somando com o planejamento e estratégias para a recomposição das aprendizagens de nossos alunos”, pontua Elizama. 

“O PVE tem proporcionado transformações importantes em Corumbá porque estimula a educação a ultrapassar os limites da sala de aula e a estimular a comunidade a também participar de melhorias. É um programa que está em sintonia com o nosso jeito de ir além, oferecendo soluções que atendem às necessidades da comunidade e que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento regional”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Tadeu Moris Tomasella. 

Educação em Movimento

Em 2022, a Votorantim Cimentos apoia a realização do PVE em 14 municípios de nove Estados: Camaçari (BA), Cachoeira (BA), São Felix (BA), Maragogipe (BA), Governador Mangabeira (BA), Trindade (PE), Primavera (PA), Corumbá (MS), Ladário (MS), Nobres (MT), Xambioá (TO), Almirante Tamandaré (PR), Vidal Ramos (SC) e Limeira (SP).  

Para fornecer informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais, o PVE levantou e organizou vários dados, pesquisas e publicações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, tendências e outros temas para os profissionais de educação. Um dos principais conteúdos é o Guia de Volta às Aulas 2022, que pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.  

O programa também lançou o Educação em Movimento – Ninguém Fica para Trás, um manifesto que visa resgatar o aprendizado em um momento pandêmico. O PVE também disponibilizou informações sobre uma pesquisa referente à evasão escolar e um e-book com dicas sobre como mobilizar comunidades e famílias em prol da educação. A pesquisa e o e-book podem ser acessados por meio deste link. Para obter outras informações e materiais de apoio gratuitos, basta acessar o site: https://pve.institutovotorantim.org.br/ 

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br 

 

 

* Informações da Oficina de Comunicação 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas