Menu
domingo, 18 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Programa ajuda ladarenses a encontrar vagas no mercado de trabalho

24 março 2017 - 09h31PML

O Banco de Oportunidades, programa que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e cidadania (Semips), tem ajudado os ladarenses a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, as empresas a conseguirem funcionários com mais facilidade. A própria Semips faz o currículo dos trabalhadores e encaminha para as empresas ou mesmo para órgãos públicos que depois fazem a contratação de acordo com a demanda e capacitação do candidato.

“Já conseguimos encaixar algumas pessoas e temos vagas sendo oferecidas”, afirma Delari Maria Botega Ebeling, titular da Semips, responsável pelo programa. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria incrementa o fluxo do mercado de trabalho em Ladário, oportunizando a empregados e empregadores que se conheçam melhor e mais rapidamente, através da concentração dos dados na Semips.

O atendimento é completo e começa com a confecção da Carteira de Trabalho Profissional. A secretaria tira até as fotografias e as cópias dos documentos necessários. Depois, o currículo é montado por um profissional que fica à disposição para orientar o candidato sobre como fazer o documento da melhor forma possível.

“Nós encaminhamos esses currículos diretamente para as empresas ou para os órgãos públicos. Hoje, temos aqui mesmo na Semips, uma instrutora em um dos nossos cursos que foi contratada através do nosso programa. Lá no presídio, temos uma professora que também conseguimos encaixar, dando aulas de matemática”, disse Delari.

Além dos candidatos, as empresas também podem procurar a Semips para oferecer vagas. É o caso de um hotel que tem atividades no Porto Morrinho e que está ofertando vagas para cozinheira e camareira. Mas, são muitas outras oportunidades que surgem, como se fosse um banco de empregos e que aos poucos vem ganhando corpo.

Importante frisar que tudo é feito de graça e que, para participar do programa, basta levar os documentos pessoais até a Semips. Também é necessária a apresentação de um comprovante de residência. Quem precisar de orientação também irá encontrar profissionais capacitados para ajudar a direcionar o candidato ao mercado, assim como cursos de capacitação. 

 

Carteira de Trabalho pode ser feita de graça, na Semips

A Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e Cidadania (Semips) já emitiu 131 Carteiras de Trabalho Profissional (CTPS) este ano, e continua prestando o serviço gratuitamente para a população de Ladário. O benefício visa atender tanto os jovens que estão tirando o documento pela primeira vez, quanto às pessoas que precisam da segunda via da carteira.

“E tudo sai de graça, fazemos as fotografias e as cópias dos documentos aqui mesmo”, disse a secretária Delari Maria Botega Ebeling. A Semips tem uma equipe que trabalha somente para atender às pessoas que querem fazer a CTPS, no período de 07 às 11 horas da manhã.

De janeiro até agora, 108 carteiras de trabalho já foram emitidas e entregues aos trabalhadores. Outras 23 pessoas estão aguardando a chegada do documento do Ministério do Trabalho, órgão responsável por emitir as carteiras.

Lorrany Souza Carvalho acabou de completar 18 anos, concluiu o ensino médio e passou para a faculdade de Direito. Mesmo estudando, ela já garantiu o documento para poder trabalhar e reforçar a renda da família. “É a passagem para a vida adulta, quero vê-la assinada logo”, disse ela que se surpreendeu ao saber que em Ladário é bem mais fácil e rápido fazer a carteira de trabalho.

Além da CTPS, a Semips ainda ajuda o trabalhador com a confecção de currículos e com a realização de cursos de capacitação. “É uma forma de ajudarmos na inclusão ao mercado de trabalho e de facilitarmos a vida tanto dos empregados, como dos empregadores”, concluiu Delari. A Semips fica na Avenida 14 de Março.

Deixe seu Comentário

Leia Também

KIT INTUBAÇÃO
Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado
GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
SAÚDE
Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
UEMS
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19
GERAL
Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado
GERAL
Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa
ECONOMIA
Prorrogação de imposto alivia orçamento de bares e restaurantes, avalia Abrasel
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
GERAL
Servidores da Agepen recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Mais Lidas

GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
CORONAVÍRUS
Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19