Menu
quarta, 21 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Programa Adoção à Distância impacta mais de 190 crianças e adolescentes em Corumbá

21 janeiro 2026 - 11h38Assessoria

O Programa Adoção à Distância, desenvolvido pela Cidade Dom Bosco, acompanha atualmente 190 crianças e adolescentes em Corumbá (MS), fortalecendo vínculos familiares e promovendo o desenvolvimento integral de educandos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa conta com padrinhos da Itália, Espanha e Eslovênia e se consolida como um dos programas mais antigos e estruturantes da instituição.

Criado ainda na década de 1960 pelo padre Ernesto Sassida, o programa já atendeu cerca de 2,5 mil crianças ao longo de sua trajetória. Mais do que um apadrinhamento financeiro, a Adoção à Distância se baseia na construção de vínculos duradouros, no acompanhamento contínuo das famílias e na criação de oportunidades reais de desenvolvimento humano e social.

Atualmente, do total de atendidos, 47 são crianças e 128 são adolescentes, todos acompanhados até a maioridade. O trabalho do programa vai além dos educandos e alcança também pais e responsáveis, com ações voltadas à orientação familiar, fortalecimento de vínculos e geração de renda. 

Ao longo de 2025, foram realizadas atividades como o recadastramento anual dos apadrinhados, oratórios festivos para crianças e adolescentes, oficinas de geração de renda — como a Oficina de Penteados —, reuniões com pais e responsáveis e eventos ligados aos meses temáticos, como o Workshop de Junho contra o Trabalho Infantil, o Agosto Lilás, com Tarde de Beleza e Noite Lilás, e ações do Outubro Rosa.

Responsável pelo setor de Adoção à Distância, Juliane Mendes destaca que o diferencial do programa está no cuidado contínuo e na presença junto às famílias. “A Adoção à Distância transforma vidas porque entende que cuidar da infância começa dentro de casa. Nosso trabalho é caminhar junto com as famílias, oferecendo orientação, escuta e oportunidades para que elas também se fortaleçam. Não é apenas sobre ajudar financeiramente, é sobre construir um futuro com dignidade e autonomia”, afirma.

Vivências que marcam histórias

Entre as histórias construídas a partir do programa está a de Ewanoelly Crespi, de 17 anos, que participa da Adoção à Distância desde a infância. “Minha trajetória começou quando eu era muito pequena, e ao longo desses anos vivi muitas oportunidades, aprendizados e momentos felizes. Sou muito grata por tudo o que o programa me proporcionou. Além disso, tive a chance de trabalhar como aprendiz na Cidade Dom Bosco, o que contribuiu ainda mais para o meu crescimento pessoal e profissional. São experiências que levarei para a vida toda”, relata.

O impacto do programa também atravessa fronteiras. Para os padrinhos internacionais, acompanhar o trabalho desenvolvido em Corumbá é motivo de orgulho e afeto. A madrinha Mortini Caterina, de 68 anos, da Itália, ressalta a conexão construída ao longo dos anos. “Mesmo à distância, sentimos o quanto esse projeto é especial. Acompanhamos pelas redes sociais e temos a certeza de que o carinho, a dedicação e o amor colocados nesse trabalho fazem toda a diferença na vida das crianças e adolescentes. Nos sentimos próximos, como verdadeiros amigos”, compartilha.

Perspectivas 

Para 2026, o programa já projeta a continuidade das ações de acompanhamento familiar, oficinas e eventos formativos. Até o momento, está confirmada a vinda de voluntários italianos em julho, fortalecendo o intercâmbio cultural e o histórico de solidariedade que marca a relação entre a Cidade Dom Bosco e parceiros internacionais desde sua fundação.

Ao semear cuidado no presente, o Programa Adoção à Distância segue construindo histórias de autonomia, dignidade e esperança, reafirmando o compromisso da Cidade Dom Bosco com a proteção integral de crianças, adolescentes e suas famílias.

Sobre a Cidade Dom Bosco

Fundada há 64 anos, a Cidade Dom Bosco é uma organização sócio assistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações ao grupo familiar do seu público-alvo, na cidade de Corumbá/MS

Atualmente a organização desenvolve três programas sociais, sendo eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.

As ações da organização buscam a prevenção de situações de riscos, por meio de aquisições e desenvolvimento de habilidades, proporcionando fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da oferta de oficinas de geração de renda, culturais, esportivas, lazer, inserção no mercado de trabalho e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Centrada na pedagogia de Dom Bosco, nos valores cristãos, a Cidade Dom Bosco oferece serviços à população assegurando que todos que buscam pelas atividades desenvolvidas, sejam respeitados em suas individualidades.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa prevê 54 casas populares nos bairros Aeroporto e Guatós
geral
Procon alerta e manda retirar fórmulas infantis da Nestlé em Corumbá
Concurso
TJMS anula 4 questões e divulga resultado de concurso para juiz substituto
Justiça
Prazos processuais voltam a contar nesta quarta-feira, 21
tempo
País tem maioria das regiões em alerta para chuvas intensas nesta quarta
Plantão
Filhote de tucano é resgatado após cair do ninho na Praça da Independência
Tempo
Quarta-feira de calor e baixa umidade do ar
Corumbá e Ladário têm mínima de 22°C e máxima de 38°C
Oportunidade
Inscrições para barracas no Carnaval 2026 seguem até 21 de janeiro
esporte
Inscrições para futsal e futebol em Ladário começam nesta quarta-feira
Crianças e adolescentes poderão se matricular presencialmente; vagas são limitadas
geral
Troca de comando marca nova fase do 1º Esquadrão de Helicópteros em Ladário

Mais Lidas

Política
MP alega que serviços em contrato deveriam ser executados por servidores
saúde
Saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
polícia
Operação Expurgo atinge rede de tráfico internacional com alvos em MS e SP
esporte
Inscrições para futsal e futebol em Ladário começam nesta quarta-feira
Crianças e adolescentes poderão se matricular presencialmente; vagas são limitadas