Menu
domingo, 07 de março de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Profissional fala da importância da reabilitação de pacientes com Covid-19 e desafios

No dia do fonoaudiólogo profissional diz que mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente

09 dezembro 2020 - 11h49Mariana Conte

No dia 9 de dezembro é comemorado o dia do Fonoaudiólogo, esse profissional da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) dos distúrbios de voz, fala e deglutição.

Mas hoje vamos destacar aqui principalmente a importância do fonoaudiólogo para a reabilitação dos pacientes com Covid-19, pois aqueles que foram submetidos à intubação prolongada ou que ficaram em ventilação mecânica por muito tempo são pacientes que vão demandar atendimento fonoaudiológico.

A fonoaudióloga Katlin Miyasato Fogaça de Souza Ecco explica que como os pacientes ficam muito tempo intubados, de 10 a 14 dias as estruturas da laringe perdem sensibilidade e força, ficando com dificuldade de deglutição. “O fonoaudiólogo ajuda nessa parte da reabilitação da deglutição, porque ficam com problema de disfagia, então é indicado, após a retirada do tubo de ventilação mecânica, qual o melhor alimento, qual consistência que o paciente poderá ingerir de forma segura, sem riscos de broncoaspiração”, reforçou.

O profissional também ajuda na comunicação alternativa, para que o paciente possa se comunicar com os outros profissionais, confeccionando  pranchas de comunicação na UTI.

Katlin ainda ressalta os desafios desse profissional em tempos tão difíceis. “Trabalhamos diretamente com as estruturas faciais e cervicais, entrando em contato com as secreções da mucosa bucal, então o nosso maior desafio é manipular o menos possível as secreções. Temos que nos reinventar a todo momento, buscando sempre nos aprimorar , fazendo treinamentos, principalmente no que se refere a colocar e  retirar os EPIs da forma mais segura”, lembrou.

Para a profissional mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente. “É muito gratificante ver um paciente reabilitado, porque é o nosso trabalho sendo realizado. É emocionante também ver a devolutiva dos familiares conosco, eles ficam muito agradecidos”, enfatizou.

Parabéns a todos os fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que estão trabalhando arduamente na linha de frente do combate ao coronavírus.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Ônibus clandestino com 34 bolivianos é apreendido no Brás em São Paulo
Geral
Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol
OPORTUNIDADE
Receita Federal abre vagas de estágio em Corumbá
CULTURA
Eleitos os representantes não governamentais para o Conselho de Cultura do município
SEGURANÇA PÚBLICA
Em MS, Senad defende proposta de agilizar leilões de bens do crime organizado
POLICIAL
Bandidos armados usam carro oficial do Governo de MS para roubar casal na Afonso Pena
GERAL
Mãe é detida após espancar bebê de 9 meses com pedaço de madeira em cidade de MS
ESPORTE
Estadual de Futebol 2021 prossegue com mais quatro partidas neste fim de semana
SAÚDE
Redução de testa: Dermatologista de MS explica sobre melhores formas de tratamento
GERAL
Mulher tem bebê em casa e bombeiros prestam atendimentos

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Receita Federal abre vagas de estágio em Corumbá
GERAL
Mãe é detida após espancar bebê de 9 meses com pedaço de madeira em cidade de MS
POLICIAL
Bandidos armados usam carro oficial do Governo de MS para roubar casal na Afonso Pena
GERAL
Mulher tem bebê em casa e bombeiros prestam atendimentos