Menu
domingo, 01 de agosto de 2021
Geral

Profissional fala da importância da reabilitação de pacientes com Covid-19 e desafios

No dia do fonoaudiólogo profissional diz que mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente

09 dezembro 2020 - 11h49Mariana Conte

No dia 9 de dezembro é comemorado o dia do Fonoaudiólogo, esse profissional da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) dos distúrbios de voz, fala e deglutição.

Mas hoje vamos destacar aqui principalmente a importância do fonoaudiólogo para a reabilitação dos pacientes com Covid-19, pois aqueles que foram submetidos à intubação prolongada ou que ficaram em ventilação mecânica por muito tempo são pacientes que vão demandar atendimento fonoaudiológico.

A fonoaudióloga Katlin Miyasato Fogaça de Souza Ecco explica que como os pacientes ficam muito tempo intubados, de 10 a 14 dias as estruturas da laringe perdem sensibilidade e força, ficando com dificuldade de deglutição. “O fonoaudiólogo ajuda nessa parte da reabilitação da deglutição, porque ficam com problema de disfagia, então é indicado, após a retirada do tubo de ventilação mecânica, qual o melhor alimento, qual consistência que o paciente poderá ingerir de forma segura, sem riscos de broncoaspiração”, reforçou.

O profissional também ajuda na comunicação alternativa, para que o paciente possa se comunicar com os outros profissionais, confeccionando  pranchas de comunicação na UTI.

Katlin ainda ressalta os desafios desse profissional em tempos tão difíceis. “Trabalhamos diretamente com as estruturas faciais e cervicais, entrando em contato com as secreções da mucosa bucal, então o nosso maior desafio é manipular o menos possível as secreções. Temos que nos reinventar a todo momento, buscando sempre nos aprimorar , fazendo treinamentos, principalmente no que se refere a colocar e  retirar os EPIs da forma mais segura”, lembrou.

Para a profissional mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente. “É muito gratificante ver um paciente reabilitado, porque é o nosso trabalho sendo realizado. É emocionante também ver a devolutiva dos familiares conosco, eles ficam muito agradecidos”, enfatizou.

Parabéns a todos os fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que estão trabalhando arduamente na linha de frente do combate ao coronavírus.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fiscalização
Drogas postadas nos Correios de Corumbá e Capital seguiriam até para Hong Kong
Calendário
Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro
Apoio Internacional
Governo busca investimento dos Estados Unidos para Pantanal e Rio Taquari
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 38 milhões neste sábado
Facilidade
Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online
Olímpiadas
Brasil vence Egito e vai à semifinal do futebol masculino olímpico
Boa Notícia
AGESUL vai construir duas pontes de concreto entre a BR-262 e Porto Esperança
Plantão
Cinco incêndios urbanos são registrados nas últimas 24 horas em Corumbá
Acidente
Carro sai da pista na BR 262 e motorista morre logo após resgate
Destaque
Policiais Militares de Corumbá recebem nova homenagem por combate à criminalidade

Mais Lidas

Acidente
Carro sai da pista na BR 262 e motorista morre logo após resgate
Fiscalização
Drogas postadas nos Correios de Corumbá e Capital seguiriam até para Hong Kong
Boa Notícia
AGESUL vai construir duas pontes de concreto entre a BR-262 e Porto Esperança
Previsão
Mais duas frentes frias devem atingir MS em agosto