Menu
terça, 30 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Profissional fala da importância da reabilitação de pacientes com Covid-19 e desafios

No dia do fonoaudiólogo profissional diz que mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente

09 dezembro 2020 - 11h49Mariana Conte

No dia 9 de dezembro é comemorado o dia do Fonoaudiólogo, esse profissional da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) dos distúrbios de voz, fala e deglutição.

Mas hoje vamos destacar aqui principalmente a importância do fonoaudiólogo para a reabilitação dos pacientes com Covid-19, pois aqueles que foram submetidos à intubação prolongada ou que ficaram em ventilação mecânica por muito tempo são pacientes que vão demandar atendimento fonoaudiológico.

A fonoaudióloga Katlin Miyasato Fogaça de Souza Ecco explica que como os pacientes ficam muito tempo intubados, de 10 a 14 dias as estruturas da laringe perdem sensibilidade e força, ficando com dificuldade de deglutição. “O fonoaudiólogo ajuda nessa parte da reabilitação da deglutição, porque ficam com problema de disfagia, então é indicado, após a retirada do tubo de ventilação mecânica, qual o melhor alimento, qual consistência que o paciente poderá ingerir de forma segura, sem riscos de broncoaspiração”, reforçou.

O profissional também ajuda na comunicação alternativa, para que o paciente possa se comunicar com os outros profissionais, confeccionando  pranchas de comunicação na UTI.

Katlin ainda ressalta os desafios desse profissional em tempos tão difíceis. “Trabalhamos diretamente com as estruturas faciais e cervicais, entrando em contato com as secreções da mucosa bucal, então o nosso maior desafio é manipular o menos possível as secreções. Temos que nos reinventar a todo momento, buscando sempre nos aprimorar , fazendo treinamentos, principalmente no que se refere a colocar e  retirar os EPIs da forma mais segura”, lembrou.

Para a profissional mesmo em uma época desafiadora a recompensa do trabalho vem com a reabilitação de cada paciente. “É muito gratificante ver um paciente reabilitado, porque é o nosso trabalho sendo realizado. É emocionante também ver a devolutiva dos familiares conosco, eles ficam muito agradecidos”, enfatizou.

Parabéns a todos os fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que estão trabalhando arduamente na linha de frente do combate ao coronavírus.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Delegacia de Polícia Civil
Com emenda parlamentar de Evander, Ladário inaugura "Sala Lilás" em Dezembro
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca
Política
Paulo Duarte toma posse dia 03 com transmissão ao vivo
Transporte Coletivo
Vereador pede mais ônibus circulando para reduzir espera e evitar superlotação
Além de mais veículos circulando, a reivindicação incluiu a instalação de cobertura e banco no ponto de ônibus da Firmo de Matos
Sem festa
Depois de cancelar o Carnaval, Trad diz que Capital também não terá festa de Réveillon
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Doe Vida
Nesta terça e quarta Corumbá realiza campanha de doação de sangue
Economia Local
Servidores municipais recebem salário de novembro hoje e 13º no dia 15 de dezembro
Transporte Aéreo
Voo ligando Corumbá a Campo Grande é solicitado durante sessão da Câmara
Vigilância
Nota técnica alerta população para doença mão-pé-boca

Mais Lidas

Oportunidade
IFMS abre 482 vagas em cursos de graduação gratuitos
No Pantanal
Estrada que liga ponte do Naitaca a rodovia tem previsão de entrega antecipada para janeiro de 2022
Corumbá
Bombeiros evitam explosão de gás de cozinha em casa do centro
Corumbá
Motorista abandona condutor de moto ferido após colisão