Profissionais da Secretaria de Saúde de Corumbá participaram de webconferência sobre a gripe Influenza na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, na Casa dos Conselhos. O encontro virtual, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, reuniu técnicos da Vigilância Epidemiológica, médicos e enfermeiros da Atenção Básica e Especializada, técnicos de laboratório e outros profissionais da saúde de vários municípios de Mato Grosso do Sul. De Campo Grande, ministrantes da capacitação discorreram sobre a doença, ouviram e responderam questionamentos.
As orientações foram passadas pela médica infectologista Andyane Tetila, que atua no Hospital Universitário da UFGD e também na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS); por duas profissionais da Gerência Técnica de Doenças Endêmicas e Influenza (SES/MS); duas técnicas do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/MS) e por Karine Cavalcante, coordenadora da Atenção Básica da SES/MS.
“A webconferência é para nossos profissionais serem atualizados quanto à doença Influenza para que eles possam atender melhor os nossos pacientes. Nesta semana estamos realizando diversas capacitações em parceria com o Governo do Estado para aprimorarmos nossas atividades, tanto internamente no setor administrativo quanto externamente, no atendimento aos munícipes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Leite.
Todas as atualizações oferecidas aos profissionais da saúde do Município são organizadas pela Coordenação do Núcleo de Educação em Saúde, vinculada à Gerência de Gestão e Operações na Saúde (GGOS), com o objetivo de aprimorar os serviços da saúde prestados à população. O Núcleo trabalha também fornecendo orientações à população em todas as áreas da saúde, principalmente para alertar e incentivar a prevenção às doenças epidêmicas.
Influenza em Corumbá
Conforme o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde no dia 18 de abril, Corumbá apresentou, desde o início do ano, duas notificações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas nenhuma confirmação. Em todo o Mato Grosso do Sul já são 124 notificações e quatro mortes decorrentes de complicações da doença. Dois óbitos em Campo Grande, um em Aquidauana e outro em Naviraí e o total de 11 confirmações da doença em todo o Estado.
Ainda conforme o boletim, essa gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. A maior gravidade da infecção pelo vírus Influenza é complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da doença é fundamental para prevenir o agravamento dos casos. Porém, existem critérios pré-definidos pelo Protocolo de Tratamento de Influenza que devem ser seguidos.
A prevenção à doença é sempre a mesma: evitar tocar mucosas de nariz, boca e olhos sem estar com as mãos devidamente limpas, usar o álcool em gel, lavar sempre as mãos, evitar aglomerações, ficar em casa se tiver sintomas da doença, proteger-se ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis, evitar aperto de mão, abraços e beijos sociais, evitar visita a hospitais e ventilar bem os ambientes. Em caso de febre alta, dores de cabeça e no corpo, tosse e dificuldade respiratória, não tentar se medicar sozinho e procurar urgentemente ajuda médica.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mudanças nas bandeiras do Prosseguir podem alterar atividades nos municípios de MS

Câmara aprova inclusão de medidas protetivas de mulheres em banco de dados policial

Vereador solicita que trabalhadores de limpeza pública também sejam imunizados contra a Covid

Na Câmara, vereador pede informações sobre restauração de prédios históricos

Detran lança e-book e hotsite com todas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro

PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS

Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá

Terminam hoje inscrições para o Sisu do primeiro semestre

Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
