Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Profissionais da Saúde participam de webconferência sobre Influenza

26 abril 2018 - 09h20Prefeitura de Corumbá

Profissionais da Secretaria de Saúde de Corumbá participaram de webconferência sobre a gripe Influenza na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, na Casa dos Conselhos. O encontro virtual, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, reuniu técnicos da Vigilância Epidemiológica, médicos e enfermeiros da Atenção Básica e Especializada, técnicos de laboratório e outros profissionais da saúde de vários municípios de Mato Grosso do Sul. De Campo Grande, ministrantes da capacitação discorreram sobre a doença, ouviram e responderam questionamentos.

As orientações foram passadas pela médica infectologista Andyane Tetila, que atua no Hospital Universitário da UFGD e também na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS); por duas profissionais da Gerência Técnica de Doenças Endêmicas e Influenza (SES/MS); duas técnicas do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/MS) e por Karine Cavalcante, coordenadora da Atenção Básica da SES/MS.

“A webconferência é para nossos profissionais serem atualizados quanto à doença Influenza para que eles possam atender melhor os nossos pacientes. Nesta semana estamos realizando diversas capacitações em parceria com o Governo do Estado para aprimorarmos nossas atividades, tanto internamente no setor administrativo quanto externamente, no atendimento aos munícipes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Leite.

Todas as atualizações oferecidas aos profissionais da saúde do Município são organizadas pela Coordenação do Núcleo de Educação em Saúde, vinculada à Gerência de Gestão e Operações na Saúde (GGOS), com o objetivo de aprimorar os serviços da saúde prestados à população. O Núcleo trabalha também fornecendo orientações à população em todas as áreas da saúde, principalmente para alertar e incentivar a prevenção às doenças epidêmicas.

Influenza em Corumbá

Conforme o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde no dia 18 de abril, Corumbá apresentou, desde o início do ano, duas notificações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas nenhuma confirmação. Em todo o Mato Grosso do Sul já são 124 notificações e quatro mortes decorrentes de complicações da doença. Dois óbitos em Campo Grande, um em Aquidauana e outro em Naviraí e o total de 11 confirmações da doença em todo o Estado.

Ainda conforme o boletim, essa gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. A maior gravidade da infecção pelo vírus Influenza é complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da doença é fundamental para prevenir o agravamento dos casos. Porém, existem critérios pré-definidos pelo Protocolo de Tratamento de Influenza que devem ser seguidos.

A prevenção à doença é sempre a mesma: evitar tocar mucosas de nariz, boca e olhos sem estar com as mãos devidamente limpas, usar o álcool em gel, lavar sempre as mãos, evitar aglomerações, ficar em casa se tiver sintomas da doença, proteger-se ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis, evitar aperto de mão, abraços e beijos sociais, evitar visita a hospitais e ventilar bem os ambientes. Em caso de febre alta, dores de cabeça e no corpo, tosse e dificuldade respiratória, não tentar se medicar sozinho e procurar urgentemente ajuda médica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas
CONCURSO PÚBLICO
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário