Menu
terça, 16 de abril de 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Produção industrial de MS avança no 1º mês do ano, aponta Radar da Fiems

23 fevereiro 2017 - 10h25Redação

A produção industrial de Mato Grosso do Sul (MS) avançou no primeiro mês deste ano com o índice de evolução da produção industrial marcando 44,2 pontos, um crescimento de 4,8 pontos em relação a dezembro do ano passado, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas estaduais. O resultado indica que o número de empresas com crescimento na produção aumentou na passagem de um mês para o outro.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o levantamento mostra que 20,1% dos estabelecimentos tiveram aumento na produção em janeiro, sendo que no mês de dezembro esse número era de 13,2%. “Os estabelecimentos com produção estável tiveram participação de 38,8%, contra 34,0% no mês anterior, enquanto as empresas que apresentaram queda responderam por 41,3% do total, em dezembro eram 52,8% nessa condição”, analisou.

A Sondagem Industrial também apontou que o nível de ociosidade da indústria segue sem alteração. “Em janeiro, a ociosidade média da capacidade instalada na indústria estadual ficou em 35%, o mesmo resultado foi observado no mês anterior. Para 51,3% dos respondentes a utilização da capacidade instalada esteve abaixo do usual para o mês de janeiro e, com o resultado, o índice permanece muito abaixo do patamar considerado adequado para o período”, pontuou Ezequiel Resende.

Com relação às expectativas dos empresários industriais para os próximos seis meses, a Sondagem revelou que eles acreditam que a demanda por seus produtos deve aumentar, mas, por outro lado, em relação ao número de empregados e exportações a expectativa é de queda. No caso específico da demanda, em fevereiro, 29,1% das empresas responderam que esperam aumento na procura por seus produtos contra 21,2% em dezembro.

Já a respeito do número empregados 9% das empresas disseram que esperam elevar a quantidade de trabalhadores contra 15,1% registrado em dezembro do ano passado. Com relação às exportações, 9,1% das empresas respondentes esperam elevação aumento nas exportações de seus produtos nos próximos seis meses, no último levantamento, eram 30,8% nessa condição.

ICEI

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou 54,6 pontos, indicando crescimento de 6% sobre o mês de janeiro, quando o resultado foi de 51,5 pontos. “É importante ressaltar que a evolução é ainda maior quando o comparativo se dá com o mesmo mês de 2016, sendo que a evolução acumulada em um ano alcança 54%. Em fevereiro do ano passado o índice estava em 35,4 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Ele destaca que todos os componentes do indicador de expectativas permanecem acima da linha divisória dos 50 pontos, ou seja, para os próximos seis meses o empresário industrial segue acreditando que ocorrerão melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e, principalmente, no desempenho da própria empresa. “Em fevereiro, 44,2% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, no caso da economia estadual, a piora foi apontada por 39,5% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 39% dos empresários”, revelou.

Além disso, ainda de acordo com o ICEI/MS, para 46,8% dos empresários não houve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 53,9% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 45,5%. “Para 9,1% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram. Já em relação à economia estadual esse percentual chegou a 6,6% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 15,6%”, enumerou Ezequiel Resende.

Ainda em fevereiro, 23% dos respondentes disseram que estão pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto em relação à economia estadual o resultado alcançou 23,4% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo foi apontado por 15,8% dos empresários. Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 37,2%, sendo que em relação à economia do Estado esse percentual alcançou 32,5% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 30,3%.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems acrescenta que o ICEI/MS apontou ainda que 39,7% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. “Já em relação à economia estadual, esse percentual chegou a 44,2% e, no caso da própria empresa, 53,9% dos respondentes confiam em uma melhora do desempenho apresentado”, finalizou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Educação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje
Flagrante
Ex-detentos são presos arremessando cocaína para dentro do presídio de Corumbá
Em Campo Grande
Inscrições para oficinas do Festival da Juventude na UFMS encerram hoje
Intercâmbio
Guardas de Corumbá vão a Dourados conhecer as atividades de Segurança Escolar Comunitária
Até 30 de abril
Prefeitura prorroga pagamento à vista do IPTU; parcelamento vence hoje
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação
Internacional
Embrapa Pesca e Aquicultura participa de missão técnica na Malásia
Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Hoje
Seminário divulga ciência e conhecimento sobre a conservação de felinos no Pantanal

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação