Há mais de cinco meses, mensagens sobre falsos processos de abertura de reclamação têm sido atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Por conta disso, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) orienta para que cuidados adicionais sejam adotados e os casos denunciados.
Em outubro, os canais de atendimento do Procon/MS receberam 87 contatos referentes a tentativa de golpe. As falsas mensagens, em sua maioria enviadas a empresas, notificam sobre abertura de reclamação de consumidor, sendo acompanhadas de um link para que se visualize o processo. O conteúdo, nesse caso, é malicioso e não deve ser acessado.
“Temos reforçado o alerta para que fornecedores e consumidores estejam atentos ao receber esse tipo de mensagem. Na dúvida, procure o atendimento do Procon/MS pelos telefones (67) 3316-9800 ou Disque Denúncia 151”, esclarece o secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti. O caso já foi encaminhado para investigação policial.
Recomendações
Sempre verifique a origem da mensagem. As comunicações oficiais do Procon/MS utilizam o domínio “@procon.ms.gov.br”. Desconfie de e-mails que não sigam esse padrão.
Não clique em links. Os golpes têm se utilizado dessa prática para enganar os fornecedores e consumidores, sugerindo que acessem um link ou façam download para acessar a reclamação.
Denuncie o caso. Não esqueça de informar ao Procon/MS sobre a ocorrência, enviando texto do e-mail recebido para [email protected].
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Patanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Servidores e aposentados do município já podem sacar salários de novembro

Portaria federal reconhece emergência em municípios do Pantanal de MS

Aumenta lista de servidores estaduais exonerados por corrupção

Pantaneiros consideram Lei do Pantanal um avanço para manter bioma preservado
Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS

Sindicato das indústrias metalmecânicas de MS elege nova diretoria para o quadriênio 2023/27

Audiência na Câmara é sugerida para debater políticas públicas direcionadas a causa animal

Presídios de Corumbá completam um ano sem fugas após implantação de grupamento

MS desenvolve o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
