Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Primeiros meses de 2021 acumulam 11.727 milímetros de chuva em MS

09 março 2021 - 10h34Portal do Governo de MS

As precipitações acumuladas nos primeiros meses de 2021 foram de “altos e baixos” em Mato Grosso do Sul. Enquanto janeiro superou a média de chuva esperada para o período, fevereiro ficou abaixo do estimado e registrado nas 29 estações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.

Em fevereiro o volume de chuva ficou 65,2% abaixo da média. Enquanto o esperado era de 4739,3 milímetros, o acumulado ficou em 3090,2 milímetros. “Durante o mês, houve chuvas concentradas em poucos dias e com grandes volumes, e também um período sem chuvas associado ao predomínio de uma massa de ar seco”, explica a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

A Capital seguiu a mesma tendência de baixa, e registrou acumulado de 116,2 mm, enquanto o esperado era de 174 mm. Entre as cidades que tiveram bastante chuva, ficando acima da média esperada para o mês estão: Aquidauana (170 mm), Itaquiraí (152,6 mm), Porto Murtinho (169,8 mm), Santa Rita do Pardo (241,4 mm) e São Gabriel do Oeste (216 mm).

Por outro lado, mesmo com chuvas concentradas em algumas regiões, janeiro superou em 46,3% a média esperada para o mês em todo Estado. O volume de chuva esperado para o mês era de 5904,8 mm e o acumulado registrado foi de 8636,8 mm. 

A Capital registrou 383,6 mm de chuva no primeiro mês do ano, também acima do esperado que era de 231,9 mm. No interior do Estado as cidades com maiores acumulados foram: Aral Moreira (531,6 mm), Angélica (461,2 mm) e Aquidauana (325 mm).

Março

Modelos meteorológicos CFSv2/NOAA e INMET indicam que março terá chuva e temperaturas acima da média. São esperados para a parte centro-norte do Estado acumulados entre 300 a 400 milímetros. A exceção será a parte sul onde são esperados acumulados em torno de 80 milímetros.

Para a primeira semana de março as precipitações estão abaixo do esperado, exceto nas regiões cone sul e leste que já registram acumulados maiores que 100 mm. A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, cita como exemplo o município de Itaquiraí onde já choveu 215,6 mm.

"A media para fevereiro é de 145,5 mm. Só no dia 4 teve teve 144,6 mm. Ou seja, choveu em um dia o esperado para o mês inteiro. Mas é uma exceção, pois as demais áreas ainda se encontram abaixo do esperado", explica a especialista.  

Predomínio de sol nesta terça-feira

As condições para grande parte desta semana são de tempo firme em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (9) o tempo segue parcialmente nublado a claro. Pancadas isoladas e rápidas de chuva podem ocorrer nas regiões norte e nordeste. 

Umidade relativa do ar poderá variar entre 95% a 35% ao longo do dia. O índice ideal para a saúde humana varia entre 40% a 70% segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Recomenda-se ingerir bastante líquido, evitar exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia, e umidificar ambientes. 

Ventos de intensidade fraca a moderada podem ocorrer. As temperaturas poderão variar entre 14°C a 36°C no Estado e a Capital pode registrar mínima de 22°C e máxima de 32°C. 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira