No período do dia 16 a 20 de abril, as escolas municipais de Corumbá passarão pela primeira etapa da prova da Ação Educativa 2018, ação que tem como objetivo aferir as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver tomando-se como referências as aprendizagens definidas para as séries, a partir dos descritores da Prova Brasil no que se refere à leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos.
A Ação Educativa procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado. O conjunto dessas habilidades é organizado em competências. Nessa avaliação as habilidades de língua portuguesa estão associadas à competência de leitura e interpretação de textos e as habilidades de matemática estão associadas a competência em resolução de problemas.
As provas são elaboradas a partir de uma matriz de referência, professores e assessores técnicos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá elaboram os itens (questões) considerando os descritores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A matriz é um documento que contém o conjunto de habilidades de cada série e disciplina e que podem ser mensuradas por meio das questões da prova.
Segundo a supervisora do Núcleo de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Mirane Franco Reis, a metodologia adotada na construção e aplicação da Ação Educativa é adequada para avaliar a rede de ensino e não alunos individualmente. “Os temas abordados nas questões da 1ª etapa da Ação Educativa devem ser referentes a conteúdos do ano anterior. Exemplo: prova do 5º ano questões com conteúdo do 4º ano e assim sucessivamente”, explicou.
O tempo total estipulado para a realização das provas é de 1 hora e 30 minutos. O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou a importância dessa ação: “Existem dimensões educacionais que só podem ser compreendidas por nós se tivermos instrumentos técnicos para nos apontar os caminhos. Aí entram as avaliações, com a possibilidade de auxiliar o nosso planejamento e, com isso, estabelecermos as prioridades”, concluiu.
No período do dia 16 a 20 de abril, as escolas municipais de Corumbá passarão pela primeira etapa da prova da Ação Educativa 2018, ação que tem como objetivo aferir as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver tomando-se como referências as aprendizagens definidas para as séries, a partir dos descritores da Prova Brasil no que se refere à leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos.
A Ação Educativa procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado. O conjunto dessas habilidades é organizado em competências. Nessa avaliação as habilidades de língua portuguesa estão associadas à competência de leitura e interpretação de textos e as habilidades de matemática estão associadas a competência em resolução de problemas.
As provas são elaboradas a partir de uma matriz de referência, professores e assessores técnicos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá elaboram os itens (questões) considerando os descritores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A matriz é um documento que contém o conjunto de habilidades de cada série e disciplina e que podem ser mensuradas por meio das questões da prova.
Segundo a supervisora do Núcleo de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Mirane Franco Reis, a metodologia adotada na construção e aplicação da Ação Educativa é adequada para avaliar a rede de ensino e não alunos individualmente. “Os temas abordados nas questões da 1ª etapa da Ação Educativa devem ser referentes a conteúdos do ano anterior. Exemplo: prova do 5º ano questões com conteúdo do 4º ano e assim sucessivamente”, explicou.
O tempo total estipulado para a realização das provas é de 1 hora e 30 minutos. O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou a importância dessa ação: “Existem dimensões educacionais que só podem ser compreendidas por nós se tivermos instrumentos técnicos para nos apontar os caminhos. Aí entram as avaliações, com a possibilidade de auxiliar o nosso planejamento e, com isso, estabelecermos as prioridades”, concluiu.
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