Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Previsão do tempo para o Carnaval 2021

11 fevereiro 2021 - 09h48ASCOM CLIMATEMPO

Em fevereiro tem carnaval, mas esse ano por causa da pandemia da covid-19, não teremos nenhum tipo de desfile, nem de escolas e nem de blocos. As festas e desfiles foram canceladas para evitar as aglomerações e maior contato social, duas atitudes fundamentais para controlar a propagação do vírus da covid.

Muitas pessoas poderão ter um fim de semana prolongado, emendando a segunda-feira. Quem sabe você consegue uma folguinha para passear, mas sempre usando máscara e com todos os cuidados por causa da pandemia, lembrando sempre de não fazer aglomeração e de manter o distanciamento social.

Confira agora a previsão regionalizada da Climatempo para o fim de semana prolongado do carnaval 2021

Região Sudeste

O estado do Espírito Santo vai passar quase todo o carnaval de 2021 com muito sol, calor e pouca chuva. A chance de chover na região da grande Vitória é pequena. Na segunda e na terça-feira de carnaval, algumas pancadas de chuva podem acontecer no sul capixaba, em geral à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes.

No estado do Rio De Janeiro, o fim de semana de carnaval será com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes. A maior concentração de pancadas de chuva deve acontecer no Sul Fluminense e na região da Costa Verde

Na segunda e na terça-feira de carnaval, as condições do tempo não vão mudar muito. Todo estado do Rio terá várias horas com calor e sol, mas as pancadas de chuva voltam acontecer a partir da tarde. A menor chance de chuva é para o Norte/Noroeste Fluminense. A maior condição de chuva é para o Sul do estado e para Costa Verde. Porém, algumas pancadas de chuva moderadas a fortes também podem acontecer no Grande Rio e na região Serrana.

Em Minas Gerais, o fim de semana de carnaval será com sol forte, calor e tempo seco no Noroeste Mineiro, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha. Na grande Belo Horizonte nas outras regiões mineiras, também faz calor e o sol vai aparecer, mas as pancadas de chuva com raios voltam acontecer à tarde e à noite e há risco de alguns temporais, inclusive na região de Belo Horizonte.

Na segunda e na terça-feira de carnaval, áreas de instabilidade ganham força sobre a Região Sudeste e as nuvens carregadas vão se expandir em direção ao norte mineiro. Por isso, na segunda e na terça-feira as pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no Noroeste de Minas, no Vale do Rio doce do Jequitinhonha.

Em Belo Horizonte e nas outras áreas, a segunda-feira de carnaval ainda terá períodos com sol pela manhã e as pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser fortes.

Na terça-feira de carnaval, as áreas de instabilidade ficam mais organizadas sobre o centro-oeste e o Sul de Minas. Há condições para chuva a qualquer hora, com risco de temporais.

Áreas de instabilidade vão se formar sobre São Paulo durante o carnaval de 2021. No sábado, 13 de fevereiro , todo estado terá muitas nuvens, alguns períodos com sol, ar abafado e várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de chuva forte e de raios no interior, na Grande São Paulo e também pelo litoral paulista.

Durante o domingo e na segunda-feira de carnaval, todo estado de São Paulo terá períodos com só pela manhã e as pancadas de chuva retornam à tarde e à noite, podendo ser de forte intensidade. Já para terça-feira de carnaval, 16 de fevereiro, a previsão é de que as áreas de instabilidade provoquem chuva já pela manhã no estado de São Paulo. O tempo fica instável com mais chuva à tarde e à noite, com risco de chuva forte.

Região Sul

O carnaval 2021 será marcado por muitas pancadas de chuva na Região Sul do Brasil. Não há previsão de passagem de frente fria, mas a presença de áreas de baixa pressão atmosférica vai manter áreas de instabilidade sobre a Região.

No sábado de carnaval, 13 de fevereiro, a chuva será frequente e o dia será de muita nebulosidade em todo Paraná, no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no sul catarinense e também no litoral gaúcho. A partir da tarde, as pancadas de chuva se espalham também sobre o Rio Grande do Sul. Várias pancadas podem ser de forte, intensidade nos três estados.

Durante o domingo de carnaval, o sol vai aparecer com mais força pela manhã e no começo da tarde, mas depois as pancadas de chuva retornam e podem ser fortes em áreas dos três estados.

Durante a segunda-feira de carnaval, 15 de fevereiro, as áreas de instabilidade ganham força e muitas nuvens se espalham sobre o Sul do Brasil desde cedo. A chuva acontece várias vezes ao longo do dia, inclusive pela manhã. Há risco de chuva forte.

Durante a terça-feira de carnaval, as áreas de instabilidade mais intensas se deslocam para o mar. Por isso, as praias da Região Sul terminam o carnaval com tempo instável, com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode ser forte. Muitas nuvens e chuva a qualquer hora também na região do Vale do Itajaí e na Grande Curitiba.

Na Grande Porto Alegre e na região serrana do Rio Grande do Sul de Santa Catarina, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens pela manhã e chove a partir da tarde.

Parece demais áreas da Região, a chance de chover na terça-feira de carnaval é pequena e o sol aparece ao longo do dia, sempre junto de algumas nuvens.

Região Centro-Oeste

O carnaval 2021 na Região Centro-Oeste do Brasil será marcado por dias abafados e com muitas pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. As capitais Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Goiânia também terão um carnaval quente e abafado, com pancadas de chuva em geral à tarde e à noite. Mas a chuva não se prolonga por muitas horas.

Durante o fim de semana de carnaval, essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora em Campo Grande e no centro-leste de Mato Grosso do Sul. Pode chover com moderada a forte intensidade em todas as áreas do Centro-Oeste. O sul de Goiás também pode ter chuva a qualquer hora. Já para o domingo de carnaval, a tendência é que as pancadas de chuva aconteçam à tarde ou à noite, na maioria das áreas da região. O sol aparece durante várias horas, mas sempre junto de algumas nuvens.

A região norte de Goiás e o Distrito Federal podem ter pancadas de a chuva qualquer hora, tanto no sábado quanto no domingo. Há risco de chuva forte.

Durante a segunda-feira de carnaval, áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso do Sul espalhando muita nebulosidade e provocando chuva a qualquer hora. O alerta é para temporais. O Distrito Federal, Goiás e o Mato Grosso terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde à noite, mas que também podem ser fortes em alguns momentos.

Na terça-feira de carnaval as áreas de instabilidade vão ganhar força sobre Goiás, Mato Grosso e sobre o Distrito Federal, mas vão continuar ativas no centro-norte de Mato Grosso do Sul. Em todas essas áreas, a chuva será frequente e pode chover forte. Já para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, a previsão é de que o sol predomina na terça-feira de carnaval e a chance de chuva é baixa

Região Nordeste

No fim de semana de carnaval, o sol vai brilhar forte na Bahia, em Sergipe e em Alagoas. Só há possibilidade de chuva passageira no litoral desses estados, mas que não vai atrapalhar a diversão ou o passeio.

Nos demais estados da região Nordeste do Brasil, o sol também aparece no fim de semana de carnaval. Porém, a quantidade de nuvens será grande ao longo do dia e há condições para muitas pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte com raios no Maranhão, no Piauí, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Durante a segunda e a terça-feira de carnaval, o sol forte vai predominar em Sergipe, Alagoas e em quase toda Bahia, inclusive em Salvador. Pancadas de chuva voltam acontecer no oeste da Bahia. Nos demais estados da região Nordeste do Brasil, o sol vai aparecer entre muitas nuvens e a previsão é de várias pancadas de chuva com raios. Alerta especial para risco de temporais no Maranhão e também no Piauí.

Região Norte

O carnaval na Região Norte do Brasil será marcado por dias com muitas pancadas de chuva e risco de temporais em quase todos os estados.

Roraima terá pouca chuva. Para o fim de semana de carnaval, a previsão é de sol forte em Boa Vista e no norte de Roraima. Nas demais áreas do estado ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite, mas com moderada intensidade.

Nos demais estados da Região Norte do Brasil, as pancadas de chuva poderão ocorrer várias vezes durante o dia. Pode chover forte mais uma vez no decorrer do dia.

Durante a segunda e terça-feira de carnaval, o alerta é para temporais especialmente sobre o Pará e o Tocantins. A chuva será frequente nesses estados.

Em Manaus e no norte do Amazonas e também em Roraima, o sol fica forte e há chance de rápidas pancadas de chuva a partir da tarde. No Acre, em Rondônia e nas áreas sul do Amazonas, a segunda e a terça-feira de carnaval serão com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas; inscrição inicia em 1º de ab
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira