De acordo com o Boletim Diário divulgado na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo para os próximos dias representa alerta para o surgimento de novos incêndios no Pantanal.
As equipes, que já têm enfrentado condições climáticas extremamente desafiadoras, com ausência de precipitações e ventos que chegam a rajadas de até 20 km/h, terão de trabalhar sob temperaturas altas e baixa umidade do ar nos próximos dias.
A previsão é que nesta semana os termômetros subam gradativamente atingindo máxima de 34ºC com umidade entre 10% e 30%. Condições que são favoráveis aos incêndios, por isso a situação de alerta é constante.
Neste momento, o fogo na microrregião Paraguai (próximo ao Maracangalha) continua sendo combatido pelas equipes com ações de controle e rescaldo. De acordo com informações, não houve surgimento de novos focos ou reignição dos combatidos no sábado, 13 de julho, nos municípios de Coxim (MS) e Miranda (MS). As equipes permanecem nas proximidades, realizando trabalhos preventivos de monitoramento por drones ou in loco. A equipe de monitoramento por satélites permanece a postos na Sala de Situação em Campo Grande (MS).
Durante o fim de semana as equipes baseadas em outras áreas do Estado fizeram atividades de prevenção. Essas ações incluíram a implementação de medidas para evitar novos focos de incêndio, conscientização e educação ambiental. Além disso, realizaram testes operacionais com viaturas e embarcações, bem como manutenções preventivas da frota, materiais e equipamentos utilizados nos incêndios florestais.
Atualmente, 95 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul estão atuando na Operação Pantanal 2024, destes, 60 estão nas equipes de combate em solo e 35 compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), distribuídos em Campo Grande e Corumbá. Existe também o apoio efetivo de 80 militares da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.
Frota
São 12 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo quatro do tipo Air Tractor, sete helicópteros e um cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com cinco caminhões de combate a incêndio, seis embarcações, 10 caminhonetes do CBMMS e 24 caminhonetes da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
Área queimada em MS
Desde o começo do ano até 9 de julho, data da última medição, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, o que corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. O aumento chega a 159% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram queimados 229,4 mil hectares - considerada até então, a pior temporada de incêndios. Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
