Menu
segunda, 04 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Prevfogo atinge limite de gastos e retira brigadistas do Pantanal

22 outubro 2020 - 13h08Graziela Rezende, G1MS

Os 135 brigadistas do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo do Ibama, que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal, começaram a ser desmobilizados em Mato Grosso do Sul desde a semana anterior.

Nesta quarta-feira à noite, ofício assinado pelo chefe do Prevfogo, Ricardo Vianna Barreto, determinou que os agentes de combate a incêndios contratados pela unidade em 18 estados, entre eles, Mato Grosso do Sul, interrompam os trabalhos a partir da meia-noite desta quinta-feira (22).

O coordenador estadual do Prefogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, confirmou que foi atingido o limite dos gastos com as diárias, mas, que no estado, a desmobilização dos brigadistas ocorreu por conta do controle dos incêndios no Pantanal.

"Este já é um processo de desmobilização que vem ocorrendo desde a semana passada. Ontem pela manhã, por exemplo, a brigada do Piauí foi desmobilizada. Também tínhamos, por exemplo, outros dez brigadistas da Bahia, que estavam na avançada, em uma fazenda em Bodoquena, porém, a situação normalizou por lá. O pessoal que estava na Serra do Amolar, na divisa de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, também está em deslocamento", explicou o coordenador.

Segundo Yule, parte dos brigadistas estão em deslocamento via fluvial e por isso o processo é bem lento. "Eles demoram uns dois dias para chegar da Serra Amolar até Corumbá e mais uns quatro ou cinco para chegar na base deles. O que faz demorar ainda mais também é a questão do rio, que está com bancos de areia e por isso a embarcação segue com muito cuidado. Eles vem para Corumbá porque é aqui onde estão as viaturas", comentou.

Ainda conforme o coordenador, o Ibama estaria sem recursos financeiros. "Realmente atingiu o teto, não só no caso das diárias, que ficam em torno de R$ 177, mas, também outras despesas. Acredito que se este retorno ocorresse há duas semanas, causaria um prejuízo imenso. No entanto, não repercutiu em nada e agora ficarão os bombeiros e também os brigadistas locais para atuarem, se necessário. E também choveu nas maioria das áreas atingidas pelo fogo", ressaltou.

São ao todo 90 brigadistas de Mato Grosso do Sul e mais 45 de outros estados, que começaram a chegar a partir de setembro. O Prevfogo Ibama contabiliza 4,2 milhões de hectares queimados no bioma Pantanal em 2020.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Corumbá
Condenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19
Unidas
Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Com urgência
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação
Aposta
Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
Processo Seletivo
IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD
Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Últimas 24h
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros
Parceria
Drone doado pelo Receita Federal tem diversas funcionalidades para os Bombeiros
Honraria
Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
Prazo
Pré-matriculas na Rede Estadual de Ensino seguem abertas até o início de janeiro em MS

Mais Lidas

Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Honraria
Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Retrato da Realidade
Denúncia protocolada no MPF aponta condições insalubres dos moradores do Paiaguás