Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prevfogo atinge limite de gastos e retira brigadistas do Pantanal

22 outubro 2020 - 13h08Graziela Rezende, G1MS

Os 135 brigadistas do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo do Ibama, que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal, começaram a ser desmobilizados em Mato Grosso do Sul desde a semana anterior.

Nesta quarta-feira à noite, ofício assinado pelo chefe do Prevfogo, Ricardo Vianna Barreto, determinou que os agentes de combate a incêndios contratados pela unidade em 18 estados, entre eles, Mato Grosso do Sul, interrompam os trabalhos a partir da meia-noite desta quinta-feira (22).

O coordenador estadual do Prefogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, confirmou que foi atingido o limite dos gastos com as diárias, mas, que no estado, a desmobilização dos brigadistas ocorreu por conta do controle dos incêndios no Pantanal.

"Este já é um processo de desmobilização que vem ocorrendo desde a semana passada. Ontem pela manhã, por exemplo, a brigada do Piauí foi desmobilizada. Também tínhamos, por exemplo, outros dez brigadistas da Bahia, que estavam na avançada, em uma fazenda em Bodoquena, porém, a situação normalizou por lá. O pessoal que estava na Serra do Amolar, na divisa de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, também está em deslocamento", explicou o coordenador.

Segundo Yule, parte dos brigadistas estão em deslocamento via fluvial e por isso o processo é bem lento. "Eles demoram uns dois dias para chegar da Serra Amolar até Corumbá e mais uns quatro ou cinco para chegar na base deles. O que faz demorar ainda mais também é a questão do rio, que está com bancos de areia e por isso a embarcação segue com muito cuidado. Eles vem para Corumbá porque é aqui onde estão as viaturas", comentou.

Ainda conforme o coordenador, o Ibama estaria sem recursos financeiros. "Realmente atingiu o teto, não só no caso das diárias, que ficam em torno de R$ 177, mas, também outras despesas. Acredito que se este retorno ocorresse há duas semanas, causaria um prejuízo imenso. No entanto, não repercutiu em nada e agora ficarão os bombeiros e também os brigadistas locais para atuarem, se necessário. E também choveu nas maioria das áreas atingidas pelo fogo", ressaltou.

São ao todo 90 brigadistas de Mato Grosso do Sul e mais 45 de outros estados, que começaram a chegar a partir de setembro. O Prevfogo Ibama contabiliza 4,2 milhões de hectares queimados no bioma Pantanal em 2020.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo