Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Presídio de Corumbá ganha portaria mais funcional e segura

21 fevereiro 2018 - 08h14Notícias MS

Mais segurança e funcionalidade no desenvolvimento dos serviços prestados definem a inauguração da nova portaria do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá (EPC), realizada nesta terça-feira (20.2). Com a reforma, o local passa a utilizar o aparelho de raio-x para vistoriar pertences já no próximo final de semana e conta com acessos diferenciados para internos e demais pessoas como advogados, autoridades e visitantes.

A obra também envolveu a construção de um banheiro, a ampliação das salas de revistas em visitantes, espaço próprio para a instalação futura do aparelho de scanner corporal, bem como instalação de travas elétricas nas portas. Além disso, foi instalado um setor de contenção que melhorará o controle do acesso ao presídio e a nova portaria também conta com uma porta resistente de aço.

A reestruturação da portaria da unidade penal de Corumbá, pertencente à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foi realizada com recursos próprios e contou com a mão de obra prisional. “O que reforça o caráter de ressocialização por meio da ocupação produtiva dos detentos, além de garantir a redução de custos”, complementou o diretor do presídio, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, agradecendo as doações de materiais que recebeu de colaboradores. Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o apoio recebido do Poder Judiciário, Ministério Público e demais parceiros são fundamentais para concretizar ações como essa realizada em Corumbá. “Essa obra vai proporcionar um ambiente mais seguro e digno para os servidores penitenciários, visitantes, advogados e demais autoridades”, afirmou, destacando a importância da integração entre os agentes, que fortalece toda a instituição.

Presente na solenidade, o presidente da OAB/Corumbá, Roberto Lins, ressaltou os avanços conquistados no estabelecimento penal e elogiou o trabalho realizado pelos agentes penitenciários e a organização do presídio, o que demonstra o comprometimento da direção e dos profissionais envolvidos.

Em dezembro do ano passado, o Estabelecimento Penal de Corumbá também ampliou em 57% o número de vagas do presídio, com a reestruturação do anexo III, e gerou uma economia de R$ 400 mil aos cofres públicos, sendo executada com recursos próprios e de parcerias, com utilização de mão de obra prisional. A ativação deste espaço elevou de 228 para 358 o total de vagas do estabelecimento penal.

Mudança na Gestão

Durante a solenidade de inauguração, Mauro anunciou seu pedido formal de saída da direção do EPC, por motivo de caráter pessoal. “Agradeço o apoio de toda a direção da Agepen no tempo em que estive a frente desta unidade, assim como todo o trabalho em equipe realizado pelos servidores durante minha gestão. E essa entrega da nova portaria representa o fechamento do ciclo de trabalho que conquistamos graças a inúmeras parcerias e contribuições”, afirmou emocionado o diretor .

Mauro assumiu o cargo há pouco mais de um ano e permanecerá até o final de fevereiro, posteriormente, o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia, Amilton Jorge da Costa Evangelista, assumirá a direção do EPC. Há 28 anos na Agepen, afirmou que essa será a

terceira vez que vai dirigir um presídio e pretende dar continuidade aos trabalhos que já vêm sendo realizados na unidade.

“Agradeço mais essa confiança que me foi depositada e pretendo manter o relacionamento e continuar recebendo o apoio dos parceiros e colaboradores”, disse Amilton, afirmando ainda, que umas das primeiras ações que pretende realizar na unidade é a separação dos detentos, conforme critérios previstos na legislação.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Marinha do Brasil resgata jovem que caiu do cavalo na Fazenda São Francisco
CULTURA
Prefeitura abre edital para festeiros de São João registrarem suas trajetórias
MEIO AMBIENTE
IHP realiza plantio e manutenção de mudas na nascente do Rio Miranda
GERAL
Para prevenção aos focos de incêndio no Pantanal, IHP e Sindicato Rural alinham atuação
EDUCAÇÃO
Uniderp abre seleção para mestrado e doutorado em Odontologia
Candidatos podem escolher entre duas áreas de concentração
SEGURANÇA PÚBLICA
Vereadora reivindica aumento do efetivo de policiais civis e militares na região
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Município reforça enfrentamentos às violações de direitos de crianças e adolescentes
GERAL
Consórcio Brasil Central autoriza assinatura de contrato para importação da vacina Sputnik V
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar o auxílio emergencial

Mais Lidas

POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
POLICIAL
PM apreende droga, plantas de maconha e prende autor de tráfico
POLICIAL
PM evita suicídio de homem, e o prende após violência doméstica
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos